Coritiba tenta mudar retrospecto como mandante no Brasileirão

A vitória por 4 x 3 sobre o Náutico, na rodada passada, devolveu a tranquilidade ao Coritiba, que saiu da zona do rebaixamento e, aos poucos, vai se encontrando no Campeonato Brasileiro. Só que para consolidar a boa fase o time tem um novo desafio. Diante do Grêmio, hoje, às 18h30, precisa voltar a vencer no Couto Pereira.

Em 2010, em 20 jogos, o Alviverde foi derrotado apenas uma vez; em 2011, em 36 partidas, foram duas derrotas. Neste ano, a equipe disputou 23 partidas diante da sua torcida e já perdeu duas vezes – ambas no Brasileiro. Nos cinco jogos disputados no Couto Pereira, neste campeonato, são apenas duas vitórias e um empate, o que dá 46,6% de aproveitamento dos pontos disputados em casa. A missão de voltar a ter o Couto como grande arma não será fácil, uma vez que o tricolor gaúcho é um dos principais carrascos do Coritiba. Além disso, vem em ascensão no campeonato.

Nada que preocupe o técnico Marcelo Oliveira, que acredita que todos os clubes estão nivelados. “Desde que começou o campeonato, os jogos são muito difíceis. O Náutico mesmo não havia perdido nos Aflitos ainda. Não tem como fugir disso, mas sempre é possível vencer. Ninguém é tão superior. Só temos que ter atenção e estarmos preparados”, avaliou o treinador, que tem um aproveitamento de 84,2% dos pontos disputados no Alto da Glória.

Para manter estes números, o volante Willian aposta na confiança que a equipe readquiriu após a turnê no Nordeste, onde somou 4 pontos dos 6 disputados. Porém, apontou que um novo tropeço diante da torcida pode frear a recuperação coxa-branca. “Uma vitória reconquista a confiança e isto é fundamental. Agora temos o jogo em casa, não vai ser fácil, mas nossa torcida vai estar a favor e os quatro pontos conquistados fora de casa não vão valer de nada se não ganharmos aqui”, disse ele, que completará 100 jogos com a camisa alviverde. “É difícil um jogador ficar dois, três anos num clube. É uma marca importante para mim e espero poder fazer muito mais jogos pelo Coritiba”, declarou.

Embalado

O Grêmio chegou a Curitiba embalado com as quatro vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro, que lhe renderam a quarta colocação na tabela. Se derrotar o Coritiba, o clube alcançará o seu recorde de vitórias seguidas na era dos pontos corridos, que aconteceu em 2008. Porém, o técnico Vanderlei Luxemburgo terá que resolver os problemas que tem para escalar o time. Ao todo, são três desfalques: o volante Souza e o atacante Kléber, suspensos, e o atacante Leandro, lesionado. Em seus lugares, o treinador deve escalar Léo Gago, Marquinhos e André Lima, respectivamente. Mas ainda existe a possibilidade de o volante Vilson e meio-campista Rondinelly ganharem uma vaga.