Paredão

Coritiba tem a melhor defesa entre os times que brigam pra não cair

Números do Coritiba melhoraram após goleada sobre o Avaí. Foto: Albari Rosa

SELO_COXA_BARRA_1COL

A goleada por 4×0 sobre o Avaí, na última rodada, não serviu apenas para elevar a moral do Coritiba na luta contra o rebaixamento nesta reta final do Brasileirão 2017. Os quatro gols aplicados no adversário fizeram com que o time catarinense se igualasse ao Alviverde no número de gols sofridos. Agora, tanto Coritiba quanto Avaí foram vazados 41 vezes, o que mantém as equipes com o título de melhor defesa entre aqueles que lutam contra o descenso. No entanto, se a disputa acabasse hoje, apenas o Coxa estaria a salvo.

A atual configuração da tabela de classificação traz o Atlético-GO na última posição, com apenas 27 pontos somados e 49 gols sofridos. O saldo de gols do clube goiano, praticamente rebaixado, é de -20. Na sequência, vêm o próprio Avaí, a Ponte Preta e o Vitória, todos com 35 pontos na tabela. Os três times sofreram 41, 42 e 49 gols, respectivamente. O que coloca o rubro-negro baiano em melhor condição é o número de gols marcados, com 40.

Com a goleada, o Alviverde, que está na 15ª colocação, também se beneficiou no saldo de gols, que foi para -5. Consequentemente, o número de gols a favor, outro importante critério de desempate, subiu para a marca de 38 tentos, o que deixa a proporção entre gols a favor e contra bastante equilibrada.

Para o técnico Marcelo Oliveira, o cuidado com a defesa é algo que não pode ser esquecido, especialmente nesta luta final pela permanência na elite do futebol brasileiro. “Temos um caminho duro pela frente, cobramos tomar iniciativa, impor o nosso jogo, mas marcar bem quando não estamos com a bola”, disse o treinador. Vale destacar que além do poder de marcação, que evita que o adversário chegue à área, o Coxa conta com a segurança do goleiro Wilson na meta.

Confira a classificação completa do Brasileirão

Nesta configuração, a partida contra o Fluminense nesta quinta-feira (9), às 21h, no Maracanã, ganha ainda mais importância. Uma vitória sobre a equipe carioca, que está em 13º na classificação, coloca o Coritiba a apenas um ponto do adversário, o que pode representar um passo a mais na caminhada pela permanência na Série A.