O caminho para conquistar uma vaga na Libertadores ficou mais complicado para o Coritiba. O Coxa decepcionou o seu torcedor e perdeu para o modesto Itagüi, por 1 a 0, na noite desta terça-feira (24), no Couto Pereira, em partida válida pela Copa Sul-Americana.

O resultado acabou deixando a torcida impaciente. Os torcedores pediram a saída do técnico Marquinhos Santos e do superintendente de futebol Felipe Ximenes. Ao final da partida, o treinador comunicou o desligamento e o presidente do clube, Vilson Ribeiro de Andrade, anunciou a saída de Ximenes. Além deles, Paulo César Verardi também deixa a diretoria de marketing do clube.

O jogo

O primeiro tempo foi de poucas emoções no Alto da Glória. O Coritiba explorava muito as jogadas de cruzamento na área e a zaga alta do Itagüi levava a melhor na maioria dos lances.

O Coxa chegou a criar duas oportunidades em sequência, com Jânio e Vitor Junior, que acabaram sendo paradas pelo goleiro Cabral. Por outro lado, o time colombiano também não assustava.

O zagueiro Chico foi o grande protagonista da etapa final. Logo nos primeiros segundos, o defensor falhou feio e deixou o atacante Mena aproveitar para abrir o placar no Couto.

Chico ainda teve três oportunidades de se redimir no ataque, com belas testadas para o gol, que acabaram parando no arqueiro do Itagüi. Sem poder de finalização, quem acabou pagando o pato foi o técnico Marquinhos Santos.

O treinador do Coritiba foi muito criticado pelos torcedores, principalmente, após a saída do zagueiro Escudero, que vinha mostrando mais disposição, para a entrada do jovem Zé Rafael.

Com o resultado, o Verdão terá que vencer por dois gols de diferença, no dia 24 de outubro, no confronto de volta na Colômbia. 

Saídas

“Estou aqui para comunicar o desligamento. É uma decisão tomada. O trabalho segue, eu acredito nesse grupo e não tenho dúvida que esse grupo vai dar a resposta esperada. Agradeço a todos pelo respeito neste um ano de trabalho”, disse o treinador, que deixa o comando com 57% de aproveitamento – 33 vitórias, 19 empates e 17 derrotas.

Em entrevista coletiva, o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, também revelou o desligamento do superintendente Felipe Ximenes. “Ele sentiu um desgaste muito grande. Chegou um momento em que as mudanças são necessárias”, afirmou o mandatário do Verdão.

Por enquanto, o auxiliar técnico Marcelo Serrano assume comando técnico interinamente e André Mazzuco será o novo superintendente de futebol. Caio Júnior, ex-Vitória, é o favorito para assumir o Coxa.

Veja na galeria de fotos o jogo do Coxa.