Após a inesperada derrota para o Botafogo, no sábado, o Coritiba volta aos trabalhos hoje para tentar a recuperação no Brasileirão. Sem ter somado pontos contra os cariocas, o G4 ficou mais longe, mas o pensamento no Alto da Glória continua sendo conquistar uma vaga na Copa Libertadores da América.

continua após a publicidade

Não será uma tarefa fácil. Na 8.ª colocação, com 37 pontos, o Alviverde precisa melhorar o rendimento e voltar a vencer. Pelas projeções atuais, o Coxa precisa de mais 30 pontos, em 14 rodadas, para comemorar seu centenário na principal competição internacional do continente.

De acordo com o site Chancedegol.com.br, o Coritiba tem apenas 14,2% de chances de ir para a Libertadores. O Grêmio tem 99,7% e, além de lutar pelo título, dificilmente deixará escapar uma vaga.

Assim, Cruzeiro (79,4%), Botafogo (61,8%), Palmeiras (59,5%), Flamengo (45,7%) e São Paulo (31%), mais o Coxa, estariam na briga pelas três vagas restantes.

continua após a publicidade

O Vitória, adversário do próximo domingo, mesmo estando na 7.ª posição, é apontado com apenas 6,4% de chances. Assim, é fundamental vencer os baianos para continuar sonhando com a classificação. “Temos que continuar trabalhando para buscar esses pontos perdidos, fora de casa”, disse o goleiro Vanderlei, após a derrota para o Fogão.

Aproveitamento

continua após a publicidade

E põe pontos perdidos nisso. Num campeonato difícil como a Série A, não basta vencer em casa. É preciso buscar pontos longe do Couto, para o Alviverde se manter na luta pela Libertadores. Pelos cálculos atuais, são necessários 67 pontos para ficar entre os quatro primeiros.

Isso significa que o Coritiba precisará vencer nada menos que 10 dos 14 jogos que tem pela frente. E somente 7 deles serão em casa (Atlético-PR, Internacional, Goiás, Atlético-MG, Náutico, Santos e Vasco).

E no domingo que vem é fora, contra o Vitória (depois Fluminense, Portuguesa, Flamengo, Ipatinga, Grêmio e Sport) e o time ainda terá dois desfalques. O zagueiro Maurício e o volante Leandro Donizete estão suspensos. A tendência é que Evaldo estréie e que Alê retorne ao time, após ficar de fora contra o Botafogo.

No restante da equipe, o técnico Dorival Júnior poderá testar alguma variação tática para voltar a vencer. Hoje à tarde, o elenco volta aos trabalhos no CT da Graciosa, mas os treinos técnicos e táticos devem começar somente amanhã. A programação oficial ainda não foi divulgada.