Coritiba se prepara para o centenário histórico

Se o time dentro de campo não vem correspondendo às expectativas da torcida, fora dele a diretoria vem fazendo a sua parte. Os preparativos para as comemorações que envolvem o centenário do clube mais antigo do Estado já estão movimentando a nação coxa branca.

Na última segunda-feira (10), a diretoria alviverde promoveu um jantar de gala para apresentar à imprensa de todo o país o centenário do clube. Cerca de 650 pessoas estiveram presentes, com destaque para o prefeito Beto Richa, o Ministro dos Esportes Orlando Silva, o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury, a rainha do basquete Hortência, dentre personalidades do esporte, políticos, jogadores e ex-jogadores também marcaram presença.

Um dos pontos altos da noite aconteceu na hora do discurso de Beto Richa, que emocionou todos os coxa brancas presentes. O prefeito saudou os coritibanos pela marca histórica e ainda vestiu uma camisa do Coxa. O vestuário foi dado por um dos diretores do clube.

Divulgação
Hostess da noite, a apresentadora Renata Fan animou a torcida com muita simpatia. Na foto com o conselheiro do clube, Eduardo Bastos de Barros.

Primeiro Escudo

Reprodução / Site Oficial
O primeiro escudo do clube foi usado pela
primeira vez em 1912 contra o Internacional.

O Coritiba pisou nos gramados pela primeira vez no ano de 1909. Desde então, o futebol mudou. Regras foram implementadas, o vestuário foi modificado, o estilo de jogo, enfim, o futebol de hoje em nada lembra aquele de quase 100 anos. Um aspecto que incomodou os historiadores e muitos torcedores do Coritiba é em relação ao formato do primeiro escudo do clube.

O grupo “Helênicos” desvendou esse mistério no ano de 2006 e, até a última segunda-feira, não tinha divulgado para a imprensa. “Ao pesquisar em um álbum da família Hauer, achei uma foto muito antiga, com um grupo de rapazes sentados em cadeiras, usando camisa branca com um escudo desconhecido”, revelou Guilherme Straube, integrante do grupo Helênicos ao site oficial do Coritiba. “Celso Moletta (outro integrante do grupo Helênicos) foi então até o museu e, após muita procura, localizou o escudo. Fotografou-o e enviou para todos do grupo. A dúvida: Será que o time havia utilizado o escudo em alguma partida?”, complementou Straube.

De acordo com as pesquisas, o clube jogou com o escudo no peito no ano de 1912. “Flávio Soethe, pesquisador e responsável pela administração do acervo de fotos do grupo, encontrou uma foto de 1912 de uma partida entre Coritiba e Internacional, disputada no Jockey Club. Nela, o Coxa usava a camisa branca com o tal escudo misterioso”, destacou Guilherme. “Esse registro comprova que o Coritiba utilizou esse escudo”, explica Fernando Cabral, especialista em símbolos entre os integrantes do grupo Helênicos.

Site do Centenário

A diretoria do Coritiba, em virtude da proximidade das comemorações dos 100 anos do time, presenteia a sua torcida com um hot site exclusivo sobre a história do clube. Nele o torcedor pode ver vídeos e fotos que marcaram a trajetória do alviverde.

A história é separada por décadas e mais de 200 fotos fazem o leitor sentir como se estivesse na determinada época. Algo muito criativo e inovador. Há um espaço onde o torcedor pode enviar sua história de como se tornou coxa-branca.

Na parte superior, o internauta pode trocar a imagem e buscar a opção que desejar c,om fotos que registram os principais momentos da história do clube. No lado direito, um contador que marca os dias que faltam para o próximo 12 de outubro de 2009, data do centenário do clube. Para visitar o site é só acessar www.coxa100anos.com.br.

Reprodução / Site Oficial