Coritiba quer uma fábrica de talentos no novo CT

O Barcelona, melhor time do mundo, servirá de exemplo para a nova política que será adotada pelas categorias de base do Coritiba a partir do ano que vem. Este é uma das metas do presidente do Alviverde, Vilson Ribeiro de Andrade, que quer continuar fomentando o time profissional com atletas oriundos da base coxa-branca.

Essa filosofia a ser adotada pelos dirigentes está ligada diretamente à construção do novo Centro de Treinamento do Coritiba, localizado em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. “Com a construção do nosso novo CT, vamos conseguir formar futuros grandes craques e fazer de lá um celeiro de talentos para o futebol profissional do Coritiba. Vamos adotar a mesma filosofia do Barcelona, que foi campeão mundial com atletas formados, em sua maioria, nas categorias de base do clube”, aponta Ribeiro.

O local, que tem área total de 450 mil m², vai contar com dez campos para treinamentos e alojamentos capazes de abrigar todas as categorias de base do Alviverde, e ainda o time profissional coxa-branca. Para Andrade, a integração entre todas as equipes do clube, inclusive com o time profissional, é um passo fundamental para conseguir fazer das categorias de base uma área estratégica para o Coritiba crescer ainda mais no cenário do futebol brasileiro. “Vamos buscar implantar, em todas as equipes das categorias de base, a mesma filosofia de trabalho, principalmente nas visões táticas desses times, seguindo a mesma linha do time profissional. É investindo na base que um clube se torna grande”, avalia o dirigente.

Entretanto, mesmo diante de mais esta meta que pretende implantar na sua gestão a frente do Coritiba, Andrade garante que está é um trabalho a ser realizado a longo prazo. “Não vamos ter resultados de um dia para o outro, mas nunca é tarde para começar. É um trabalho a longo prazo. No Coritiba, haverá a integração com as categorias de base e o método de trabalho será o mesmo entre todas as equipes”, concluiu. Em 2011, o Coritiba usou em seu time profissional quatro jogadores oriundos das categorias de base. Foram aproveitados pelo técnico Marcelo Oliveira o zagueiro Luccas Claro, o lateral Lucas Mendes e os volantes Djair e Willian.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna