Novo cartola!

Coritiba oficializa a contratação do diretor Rodrigo Pastana

Rodrigo Pastana foi demitido do Paraná Clube neste ano. Foto: Arquivo.

O Coritiba iniciou a semana com novidades. Como já era esperado, o clube, mesmo diante de todo o cenário político conturbado dos últimos dias, oficializou a contratação do diretor de futebol Rodrigo Pastana, que foi demitido do Paraná Clube em setembro deste ano. O profissional chega com a missão de fazer mais com menos, ou seja, montar um elenco competitivo com um investimento quatro vezes menor do que foi em 2018.

+ Mais na Tribuna: Tcheco está fora do Coxa

Pastana chega depois de fazer dois trabalhos bem diferentes no Tricolor. Em 2017, conseguiu montar um elenco competitivo com poucos recursos e que garantiu o retorno à primeira divisão depois de dez anos de sofrimento na disputa da Série B.

+ Leia mais: Pedido do impeachment de Samir Namur é oficializado

Foi considerado, inclusive, um dos heróis da conquista do acesso do Paraná Clube por conta do alto percentual de acerto na montagem do time. Porém, neste ano, quando o Tricolor voltou à elite, o sucesso não se repetiu e o clube registrou um dos piores aproveitamentos da história dos pontos corridos.

Neste ano, o dirigente, principal responsável pelo departamento de futebol paranista, contratou mais de 40 jogadores. Poucos deram certo e o Paraná Clube, não à toa, fracassou dentro de campo. Fez uma campanha horrorosa no Campeonato Paranaense, foi eliminado na segunda fase da Copa do Brasil pelo Sampaio Corrêa e colecionou seguidos vexames na disputa do Campeonato Brasileiro.

+ Confira: Confira a classificação da Série B

No entanto, no Coxa, Rodrigo Pastana vai encontrar um cenário um pouco diferente daquele vivenciado no rival. La, o poder do futebol estava em suas mãos. No Alviverde, as decisões devem ser tomadas em conjunto. Pelo menos é essa a ideia da diretoria.

O próximo passo da diretoria do Coritiba será a definição do treinador para a próxima temporada. Argel Fucks iniciou uma conversa com os dirigentes e, para permanecer, terá que aceitar uma redução salarial. O presidente Samir Namur, na semana passada, afirmou que estava no aguardo da definição do novo diretor de futebol para seguir as tratativas com o treinador.

O Coxa será o sétimo clube que Rodrigo Pastana vai trabalhar no futebol profissional. Antes do Verdão e da passagem de quase dois que teve pelo Paraná Clube, o dirigente também trabalhou no Grêmio Barueri, Criciúma, Figueirense, Guarani e Ceará, com diversos acessos.

No Bugre, conseguiu o acesso da Série C para a Série B em 2016. Já no Tigre, em 2012, e no Figueira, em 2013, subiu da B pra A, enquanto no Barueri saiu da Série C pra B em 2006 e chegou à elite em 2008.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!