Pode parecer estranho, mas o Coritiba nunca ganhou uma partida contra a Portuguesa no Canindé. Isso mesmo. Ao longo da história de confrontos entre o Alviverde e a Lusa, apenas uma vez os paulistas perderam em casa para os paranaenses, mas esse confronto não foi às margens do Rio Tietê e sim no Pacaembu.

Por isso, os 35 anos sem ter sucesso sobre o adversário de hoje como visitante são mais um tabu para o Coxa quebrar. Em dez jogos no Canindé, o time do Alto da Glória conseguiu no máximo dois empates em partidas válidas pelo Brasileirão ou pela Segundona.

A primeira e única vez que o Coritiba venceu a Portuguesa em São Paulo foi no dia 29 de setembro de 1976. Grande parte dos torcedores que lotam o Couto Pereira hoje em dia nem tinham nascido.

Já o pessoal “das antigas” vai se lembrar do time que tinha Jairo; Bira, Hermes, Vicente e Celso Ferreira; Paulinho e Osmarzinho (Caio); Wilton (Freitas), Eli, Luisinho e Aladim.

O treinador na época era Dino Sani. Para piorar esse desempenho, levantamento do Grupo Helênicos mostra que o Alviverde marcou apenas oito gols nesses 11 jogos na capital paulista e sofreu 21.