O fim da parceria da LA Sports com o Avaí, e a chegada de mais um jogador pertencente à empresa ao Coritiba – desta vez, o volante Júnior Urso – poderia acenar para um fortalecimento da união do Coxa com o empresário Luiz Alberto Martins de Oliveira Filho. No entanto, nem o presidente eleito Vilson Ribeiro de Andrade nem o dono da empresa cogitam uma relação mais intrínseca em 2012. “O Coritiba trabalha livre para buscar o jogador que quiser. Só aceitamos atletas se tivermos no mínimo 50% do passe. Quem vende e quem negocia é o Coritiba. Aqui não se manda de fora para dentro. Quem manda é o Coritiba”, avisou Ribeiro.

continua após a publicidade

Luiz Alberto elogiou a estrutura do Coritiba e se diz satisfeito por ter jogadores vestindo a camisa do Alviverde, mas também negou uma parceria efetiva. “Meu trabalho no Coritiba é mínimo e me sinto privilegiado por ter atletas em um clube como esse. Não existe nenhuma parceria formal, tanto que quem cuida da compra e venda são eles”, afirmou, já contabilizando cinco jogadores no clube. Além de Júnior Urso, o zagueiro Emerson, o lateral Eltinho e os meio-campistas Davi e Rafinha.

Além de enaltecer o profissionalismo e a competência dos dirigentes do Coritiba, o empresário criticou as pessoas que estiveram ao seu lado enquanto perdurou as parcerias com o Paraná Clube e com o Avaí. “O papel que tenho hoje no Coritiba não tem nada a ver com o que eu desenvolvia no Paraná e no Avaí, quando eu comprava e sedia gratuitamente os jogadores. Essas duas equipes não tinham pessoas profissionais e competentes como no Coritiba”, ponderou Oliveira.

Diante do modelo de gestão implantado pelos dirigentes do Coxa, o papel que a LA Sports desenvolveu no Paraná Clube e no Avaí, quando adquiria totalmente os direitos dos jogadores e os colocava nos clubes como vitrine para futuras negociações, não teria futuro no time do Alto da Glória. “Essa não é a filosofia de trabalho do Coritiba. Quem pensa assim não conhece o nosso trabalho. A LA Sports é como qualquer empresário. Aqui os jogadores são contratados depois de um trabalho de pelo menos um ano de observação do nosso departamento de futebol”, finalizou Vilson Ribeiro de Andrade.

continua após a publicidade

A parceria entre a LA Sports e o Paraná Clube começou em 2005 e atingiu a sua melhor fase em 2006 e 2007, quando o Tricolor foi campeão paranaense e obteve vaga na Libertadores. No Avaí, a empresa montou a base do time que em 2008 conquistou o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, a equipe foi campeã estadual 6.º lugar na Primeira Divisão. Este ano, com o rebaixamento, a continuidade da parceria foi descartada.