Pelo ranking atualizado da CBF – anunciado ontem e que valerá até o final da temporada 2013 -, o Coritiba segue como a equipe paranaense melhor posicionada. Por conta das boas campanhas em torneios nacionais, desde 2008 o Coxa vem tendo uma escalada de posições. Subiu de 16º (posição que ocupava há quatro anos) para o atual 11.º, estando à frente de equipes como Atlético-MG (vice-campeão brasileiro deste ano).

continua após a publicidade

Por conta da unificação dos torneios que antecederam o Campeonatos Brasileiro, a CBF adotou, a partir deste ano, novos critérios para a classificação dos clubes. Além dos campeões mais recentes, e da ordem de chegada das demais equipes nas competições nacionais, as maiores pontuações agora passam a ser dadas para os clubes que mais se aproximaram de conquistas, levando em conta o desempenho nos cinco anos recentes.

O Coritiba foi beneficiado por ter tido expressivos resultados nesse período. Em 2009, chegou às semifinais da Copa do Brasil, posição que igualou e superou em 2011 e 2012, quando foi finalista do torneio. Além disso, somou pontos com o título da Série B de 2010. O presidente Vilson Ribeiro de Andrade comemora a crescente Alviverde, mas destaca que o clube ainda está longe da meta almejada para os próximos anos. “A 11.ª colocação é um passo importante, sem dúvida, mas ainda estamos longe do nosso objetivo. O projeto para os próximos anos é colocar o Coritiba entre os oito melhores do Brasil”, aponta.

No mesmo ranking nacional de clubes, o Atlético, impulsionado pela conquista da Série B em 2012, figura na 13.ª colocação seis a mais em relação a 2011, quando aparecia na 19. posição. Já o Paraná Clube, inconstante durante a temporada 2012, desceu quatro posições no comparativo com o ano passado, quando figurava na 23ª colocação. Para 2013, surge em 27.º

continua após a publicidade

Ainda na contagem da CBF, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) se manteve na quinta colocação, mesmo resultado alcançado em anos anteriores. A primeira federação segue, com folga, sendo a de São Paulo, seguida por Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.