#TamoJunto

Coritiba joga a vida contra a Chapecoense

Kléber está confirmado como titular do Coxa. Foto: Divulgação/Coritiba FC

SELO_COXA_BARRA_1COLTudo em 90 minutos. O Coritiba mais uma vez joga seu futuro em uma partida. Pelo sexto ano consecutivo, precisa de um resultado para escapar do rebaixamento. Neste domingo (3), às 17h, contra a Chapecoense, o Coxa depende apenas de si para continuar na elite do Campeonato Brasileiro. Apostando no silêncio e na concentração máxima, o time comandado por Marcelo Oliveira vai para o jogo mais importante da temporada – uma realidade triste e repetitiva na história alviverde.

Por mais que o Cori tenha despertado confiança em seu torcedor nas primeiras rodadas do Brasileirão, ficando entre os primeiros colocados, depois o cenário de 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016 surgiu. Tudo já era conhecido: a má campanha, os erros internos, as trocas de jogadores e de treinadores, a luta no final do campeonato para não cair. Parecia que pelo menos o sofrimento coxa seria menor, mas duas derrotas consecutivas (para Atlético-MG e São Paulo) levaram a decisão para a última rodada.

Apesar do momento pra lá de preocupante, o Coritiba só depende de seus esforços. Vencendo a Chape, escapa do rebaixamento sem se preocupar com qualquer outro resultado. Se empatar, precisa que dois destas três situações aconteçam: derrota do Vitória para o Flamengo; empate ou derrota do Avaí para o Santos; e empate ou derrota do Sport para o Corinthians. Caso seja derrotado, o Coxa precisa que Avaí e Sport não vençam suas partidas.

Para tentar encontrar a força necessária para este desafio – que ficou ainda maior com as chances reais da Chapecoense ir para a Libertadores –, o Coxa decretou a lei do silêncio. Durante a semana, foram canceladas as entrevistas coletivas e também foram fechados os treinos. Na saída da delegação para Santa Catarina, caras fechadas e nada de papo. O que se ouviu foram trechos curtos de declarações de Thiago Carleto e do técnico Marcelo Oliveira, que foram enviadas pela assessoria de imprensa para os jornalistas.

Sem a observação dos treinos, ficam abertas as dúvidas para a formação do time, que não terá os suspensos Werley e Yan Sasse e os lesionados Henrique Almeida e Alan Santos – este, a principal ausência do Coxa para este domingo. Marcelo Oliveira, depois de relutar muito, pode optar por dois jovens. Na zaga, Thalisson Kelven deverá ser o companheiro de Cléber Reis. E no meio-campo, a grande surpresa pode ser a entrada de Vítor Carvalho, deixando Edinho e Matheus Galdezani no banco de reservas.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!

O treinador também não definiu se atuará com dois ou três atacantes. Daniel, que entrou bem nas últimas partidas, e até mesmo Anderson, resgatado após ser praticamente descartado pelo clube, podem aparecer no time. Ou Iago, até pela capacidade de chutes de média distância, pode ser escalado. O certo é que Kléber volta à equipe, será o capitão e, no final das contas, o grande personagem da tarde coxa. Pelo rendimento do Gladiador passará a agonia ou a salvação alviverde.

Ficha técnica

BRASILEIRÃO
2º Turno – 38ª Rodada

CHAPECOENSE x CORITIBA

Chapecoense
Jandrei; Apodi, Douglas, Fabrício Bruno e Reinaldo; Moisés Ribeiro, Elicarlos, Canteros, João Pedro e Arthur; Wellington Paulista.
Técnico: Gilson Kleina

Coritiba
Wilson; Léo, Cléber Reis, Thalisson Kelven e Thiago Carleto; Vítor Carvalho (Edinho), Jonas, Tiago Real e Daniel; Rildo e Kléber.
Técnico: Marcelo Oliveira

Local: Arena Condá (Chapecó-SC)
Horário: 17h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)