Coritiba já planeja o Paranaense de 2013

O Coritiba deve iniciar a disputa do Campeonato Paranaense 2013 com um time sub-23. A informação foi confirmada ontem pelo presidente Vilson Ribeiro de Andrade. Segundo o dirigente, a decisão foi tomada para que o mês de janeiro seja utilizado apenas para os jogadores realizarem a pré-temporada, que deve ser em Assunção, no Paraguai. “Os clubes precisam se planejar melhor. Nós adotamos uma política, uma decisão minha, de que janeiro inteiro será para a pré-temporada e o Coritiba inicia o Paranaense com um time sub-23 para três ou quatro partidas”, disse.

O objetivo é diminuir a carga de partidas dos jogadores e, consequentemente, tentar evitar a série de lesões com a qual o clube vem sofrendo nesta temporada. Atualmente, o departamento médico coxa-branca conta com nove atletas, além de Rafinha e Roberto, que voltaram aos treinos esta semana. “É inexplicável o número de contusões que o Coritiba teve este ano. Eu acompanho isto e a média de contusões nos times é de 10% a 15% por partida. Em um plantel(sic) de 32 jogadores, você fica, em média, com, no máximo, quatro fora de partida. Nós atingimos 20%, que é muito alto e não há explicação lógica”, declarou Vilson.

O presidente irá se reunir hoje com o departamento médico, já visando o planejamento para a próxima temporada e também para tentar descobrir o motivo de tantos problemas. “Nós já estamos planejando 2013 e vou ter uma reunião com o departamento médico amanhã (hoje), para avaliarmos toda esta situação”, completou o dirigente. Desta forma, é possível que aconteça no ano que vem um Atletiba com equipes sub-23, dependendo da rodada em que as equipes se enfrentarem – uma vez que o Atlético já declarou que deve disputar o Estadual com a garotada.