Coritiba inicia redução em seu elenco

Apesar da informação de que nada mudaria no planejamento após a derrota para o Inter, o Coritiba começa a rever o elenco e está “esvaziando” a prateleira. Dos 37 jogadores listados no site oficial, Rodrigo Mancha e Leandro Silva estão de saída para outros clubes pelo fim do contrato nos próximos dias, mas outros terão que treinar em horários ‘alternativos’ e ficam fora dos planos do técnico René Simões para a sequência do Brasileirão e Copa Sul-Americana. Entre os que já iniciaram trabalhos diariamente às 13h30 estão Vicente, Ramon, João Henrique e Adriano, mas outros podem estar nesse grupo.

Segundo apurou a reportagem, os jogadores começaram a ser chamados pelo coordenador de futebol Felipe Ximenez, que tentou explicar as razões para o afastamento. Contatado, Nei Santos, procurador do meia João Henrique, confirmou a informação.

“Colocaram que era uma opção momentânea, que o clube achou que era melhor o jogador treinar em separado”, disse. De acordo com ele, pesou muito contra o atleta a “pecha” de ser jogador do (Paulo) Jamelli (ex-dirigente alviverde). “Quem trouxe o jogador para o Coritiba fui eu e ele veio porque se destacou no Botafogo/SP fazendo gols”, apontou.

O caso de João é emblemático porque no ano passado foi titular em vários jogos no Brasileirão, deixou Marlos no banco, renovou contrato por três anos e mal foi aproveitado.

O meia atuou apenas em dois jogos do Paranaense e teve uma participação em um amistoso. Já Vicente era titular da equipe até os últimos jogos na Copa do Brasil, mas sofreu com as críticas da torcida.

Ramon chegou bem recomendado por Ivo Wortmann, demitido ainda durante o Paranaense. Com René pouco jogou, que também já descartou usar Adriano na sequência dos jogos.

A reportagem tentou um contato com algum dirigente para falar sobre os afastamentos e o nome de todos, mas ninguém atendeu as ligações no final da tarde de ontem. No início do segundo semestre e a 102 dias do centenário, o clube já utilizou 41 jogadores em 41 partidas (Paranaense, Copa do Brasil, Brasileirão e amistosos).

No entanto, nas próximas rodadas ainda poderão estrear o meia Segovia, o ala-esquerdo Rodrigo Crasso e o atacante Thiago Gentil. Os três foram contratados recentemente e a diretoria ainda procura mais um zagueiro.