Coritiba goleia Santos, que ainda segue ameaçado

O Santos vai para a penúltima rodada do Brasileirão ainda preocupado com a Série B. O time da Vila Belmiro poderia ter garantido matematicamente a permanência na Série A, neste sábado, em Curitiba. Mas não só continua com o fantasma do descenso a lhe assombrar como também sofreu sua pior goleada na temporada: 5 a 1 para o Coritiba, com direito a quatro gols do atacante Keirrison.

O atacante se tornou o grande vilão santista no torneio: dos 20 gols que o agora vice-artilheiro do Brasileirão marcou, sete foram contra o time paulista – fez os três na vitória por 3 a 1 no primeiro turno. Para a sorte do Santos, o capitão do Coritiba se machucou após marcar o quinto gol – bateu o joelho esquerdo na trave – e foi substituído poucos minutos depois.

Uma vitória fora de casa seria importante para que o Santos, além de garantir um fim de campeonato mais tranqüilo, já pudesse pensar em 2009. Contratações, dispensas e, principalmente, a permanência ou saída do técnico Márcio Fernandes dependem de como o time terminará a competição nacional. Mas as decisões foram postergadas por mais uma rodada.

O Coritiba, que não tem mais grandes aspirações no Brasileirão, mandou no jogo. Pressionou em boa parte do primeiro tempo, embora o Santos tentasse levar algum perigo à área adversária nas saídas em contra-ataque.

O goleiro Vanderlei chegou a fazer importantes defesas em lances de Kléber Pereira e Wendel, mas Keirrison começou a dar a primeira amostra de uma noite iluminada no Couto Pereira logo aos 26 minutos do primeiro tempo, quando abriu o placar.

Embora tenha ido para o intervalo em desvantagem, o Santos ainda confiava em uma reação. Keirrison já tratou de enterrar as esperanças santistas logo aos dois minutos. Molina diminuiu, aos dez, mas o Coritiba não brincou: o argentino Ariel e Keirrison, outras duas vezes – sendo um gol de pênalti – enterraram as chances santistas.

Além de sair atordoado de Curitiba, o Santos pode ficar sem o artilheiro Kléber Pereira no fim do Brasileiro. O atacante será julgado na segunda-feira pelo STJD por ter ofendido o juiz Elmo Alves Resende Cunha na partida em que o Santos foi derrotado por 1 a 0 pelo Vasco, há duas semanas. A pena mínima é de duas partidas de suspensão.

Ficha Técnica:

Coritiba 5 x 1 Santos

Coritiba – Vanderlei; Tiago Bernardi, Rodrigo Mancha e Felipe; Arílton, Alê, Carlinhos Paraíba, Marlos e Ricardinho; Ariel (Guaru) e Keirrison (Henrique Dias). Técnico: Dorival Júnior.

Santos – Fábio Costa; Wendel (Pará), Adaílton, Domingos e Kleber; Rodrigo Souto, Brum, Bida (Cuevas) e Molina; Michael (Adriano) e Kléber Pereira. Técnico: Márcio Fernandes.

Gols – Keirrison, aos 26 minutos do primeiro tempo; Keirrison, aos 2, Molina aos 10, Ariel, aos 24, e Keirrison (de pênalti), aos 31, e aos 35 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Marlos e Tiago Bernardi (Coritiba); Molina, Kleber e Adaílton (Santos).

Árbitro – Giuliano Bozzano (DF).

Renda – R$ 164.780,00.

Público – 11.455 pagantes.

Local – Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR).