O Coritiba começa a decidir a Copa do Brasil amanhã contra o Vasco, mas será na semana que vem que acontecerá um novo marco para o futebol do clube. Pela primeira vez, uma competição nacional será decidida efetivamente no Couto Pereira.

continua após a publicidade

Maior campeão do Paraná, o Alviverde ostenta no currículo um título do Brasileiro, duas Séries B e um Torneio do Povo, mas todos conquistados longe do Alto da Glória. Por isso, dia 8 de junho, o torcedor terá a possibilidade de presenciar em massa o time ser campeão nacional pela primeira vez em casa.

O clube conta também em sua lista de títulos nacionais o troféu do Festival Brasileiro do Futebol, decidido no Couto, mas de caráter amistoso e que envolveu equipes eliminadas da Série de 1997.

Para valer mesmo, nenhuma vez o Alto da Glória foi palco de uma final desta envergadura. Por isso, a bolinha do sorteio na CBF na semana passada deu essa chance inédita ao Coritiba de decidir em casa.

continua após a publicidade

Comemorações anteriores até poderiam ter ocorrido, mas por destino foram conquistadas fora do Couto. Em 1973, o Coxa mostrou seu cartão de visitas ao país vencendo o Torneio do Povo.

Disputado pelas principais equipes brasileiras, o Coritiba desbancou Corinthians, Flamengo, Bahia, Atlético-MG e Internacional e sagrou-se campeão. A partida decisiva aconteceu na Fonte Nova, em Salvador. Um empate contra os donos da casa valeu a taça.

continua após a publicidade

Em 1985, o regulamento favoreceu o Bangu e novamente o Alviverde teve que lutar sem contar com a maior parte da torcida. O time carioca fez melhor campanha e decidiu no Maracanã. Nos pênaltis, o Coxa faturou o título.

Longe de casa também vieram os troféus da Série B, em 2007 e 2010. Em ambas as competição por pontos corridos havia a possibilidade de consagração em casa, mas a bola caprichosamente fez o Coritiba festejar no Nordeste.