Casa cheia

Coritiba estuda novas promoções pra manter a boa média de público

Torcedor alviverde respondeu bem à promoção de ingressos da diretoria. Foto: Hedeson Alves

Ponto forte do Coritiba nesta reta inicial da Série B do Campeonato Brasileiro, o torcedor deu um show à parte nos quatro jogos realizados dentro do Couto Pereira na competição nacional. A força das arquibancadas foi importante para reaproximar a torcida do clube, como há muito tempo não se via. Com o time devendo em campo, realizar novas promoções de ingressos para a continuidade da segunda divisão é praticamente uma obrigação da diretoria para que o Verdão siga em busca do tão sonhado retorno à Série A de 2020.

Nos quatro jogos que fez no Couto Pereira, contra Ponte Preta, Londrina, Cuiabá e Paraná Clube, o Coritiba conseguiu levar quase 150 mil torcedores. A média de 34.361 é a prova do sucesso da promoção feita pela diretoria alviverde. Diante da Macaca, a entrada foi custeada por um patrocinador (Madero), já que o jogo marcou a despedida e homenagens ao eterno ídolo alviverde Dirceu Krüger.

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Para os três jogos seguintes, antes da parada para a Copa América, o departamento de marketing do clube, liderado Rafael Saling, que veio do Internacional, desenvolveu uma estratégia que lotou o Couto Pereira nos jogos contra Londrina, Cuiabá e Paraná Clube. Para essas três partidas, o clube fez um pacote de ingressos no valor de R$15, ou seja, cada bilhete custou R$ 5. Nos três duelos, o Alto da Glória recebeu mais de 35 mil torcedores e voltou a tremer – literalmente – como há muito tempo não se via.

No últimos dias, a diretoria do Coritiba tem se encontrado seguidamente para definir novas estratégias para a sequência da Segundona. A cúpula alviverde trabalha com algumas possibilidades. Uma delas, só que menos provável, é a remodelação do plano de sócios, com preços mais atrativos. Neste caso, dois fatores importantes pesam contra. O primeiro deles é a falta de bons resultados e boas apresentações em campo. O torcedor do Coritiba ainda mantém a desconfiança de que o clube será capaz de brigar pelo acesso à primeira divisão. Outra questão é que mudanças nesse sentido dependeriam de uma aprovação do conselho deliberativo do Coxa e o assunto sequer foi colocado em pauta até o momento.

Estádio Couto Pereira esteve lotado nos primeiros jogos do Coxa na Segundona. Foto: Jonathan Campos.
Estádio Couto Pereira esteve lotado nos primeiros jogos do Coxa na Segundona. Foto: Jonathan Campos.

A outra linha de pensamento é a realização de novas promoções e pacotes de ingressos para os próximos duelos da Série B do Brasileiro. Existe uma corrente forte dentro da diretoria do Coritiba que é a favor de repetir promoções como as que foram realizadas até agora. O torcedor, independentemente da fase do time em campo, comprou a ideia e, nas partidas dentro do Couto Pereira, apoiou incondicionalmente a equipe.

No entanto, se esse tipo de promoção for repetida, pode acontecer com valores majorados. O custo de apenas R$ 5 por partida foi considerado baixo e o valor pode subir um pouco em uma provável venda de jogos casados na continuidade da Série B. Assim, o Coritiba também teria um lucro maior e manteria o Couto Pereira lotado nos seus compromissos dentro de casa.

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Para se ter uma ideia do que conseguiu atingir neste início da Série B, o Coritiba tem a maior média de público da segundona e está entre os clubes que mais levaram torcida ao estádio entre as equipes das Séries A e B. O Coxa tem média de 34.361 torcedores por partida. Na primeira divisão, somente o Flamengo, com 43.736, e o Corinthians, com 35.393, apresentam média superior a do Verdão.