Todos os cálculos matemáticos realizados após a 31.ª rodada da Série B colocam o Alviverde na Primeira Divisão de 2011. Na planilha do site chancedegol.com.br, o Coxa tem 99,97% de possibilidades de acesso, enquanto o site Infobola dá 99% de probabilidade para o clube do Alto da Glória retornar á Série A.

Pela contagem inicial da comissão técnica do Coritiba, 65 pontos eram suficientes para assegurar um lugar entre os que sobem. No entanto, com os recentes tropeços do América-MG, o cálculo foi evisto para baixo.

Assim, no momento, 64 pontos seria o patamar mínimo a ser alcançado pelos clubes que estão nesta disputa. Isso quer dizer que uma vitória e um empate diante do Azulão e do Bahia, mas duas próximas rodadas, podem ser suficientes para o Coxa.

Pelo aproveitamento fora de casa do Alviverde, a torcida pode ter esperança de que isso aconteça. Em 15 partidas disputadas como visitante, o Coxa exibiu a excelente marca de sete vitórias, três empates e cinco derrotas.

São 53,3% de aproveitamento, que apavoram qualquer adversário. O São Caetano não conta com torcida, e isso não muda a forma de atuar em casa. Porém, a galera do Bahia já está se mobilizando para tentar fazer do confronto em Pituaçu uma verdadeira decisão.

Outro número que anima o Coritiba é o que revela seu poder ofensivo. O ataque marcou 55 vezes em 31 jogos, com média de 1,77 por partida. É o melhor da competição, ao lado de Figueirense e Portuguesa. E não para por aí.

Após definir o acesso, o Coritiba parte em busca do título e deverá repetir o mesmo feito de Corinthians e Vasco nas últimas edições: garantir o caneco com algumas rodadas de antecedência.

Ao contrário de 2007, quando o torcedor sofreu até os últimos instantes e vibrou como nunca com o gol de Henrique Dias diante do Santa Cruz, quando os jogadores do Ipatinga já comemoravam o título em Jundiaí, após vencer o Paulista.