Tem jogo hoje!

Coritiba em busca do equilíbrio e da vitória fora de casa

Eduardo Baptista conversa com os jogadores no último treino antes do jogo, já em Minas Gerais. Foto: Divulgação/Coritiba FC

Já faz tempo que o Coritiba não entra em campo. É preciso puxar pela memória que a última partida foi contra o Brasil de Pelotas, e que foi vencida por 1×0. Onze dias depois, o Coxa retoma a caminhada na Série B do Campeonato Brasileiro – neste sábado (19), às 19h, encara o Boa Esporte no estádio Dilzon Melo, em Varginha. É o confronto entre o “protagonista” da Segundona, o time apontado como o principal candidato ao acesso, com o lanterna da competição. É, portanto, um duelo com cara de obrigação de vitória para os alviverdes.

Daqueles times encardidos em outros anos, o Boa faz uma campanha horrorosa nesta Série B. Perdeu seus cinco jogos até agora, marcou somente um gol e sofreu oito. Vive um momento muito ruim. Já o Coritiba talvez esteja na sua melhor fase de resultados – a qualidade de jogo ainda não apareceu. São quatro partidas de invencibilidade, saindo do início trágico na Segundona (derrota para o Sampaio Corrêa e demissão de Sandro Forner) para um período de estabilidade com a chegada de Eduardo Baptista, com três vitórias, um empate e uma colocação mais segura, perto do G4.

E voltar para o grupo dos primeiros colocados é o objetivo coxa-branca neste sábado. “Nosso objetivo é ir e, com todo respeito, vencer independente da situação”, resumiu o atacante Pablo, citando indiretamente as dificuldades do adversário. “Eles vão jogar em casa e, por mais que a torcida seja pequena, eles têm uma motivação. Somos o time grande a ser batido no campeonato e vamos brigar lá em cima. É uma motivação a mais para eles, mas a nossa tem que ser bem maior”, completou o lateral-direito Leandro Silva.

Em campo, Eduardo Baptista segue tentando encontrar o time ideal. Contratado para ser o centro técnico do time, Jean Carlos foi barrado. Guilherme Parede, que mudou o panorama alviverde contra Oeste e Brasil de Pelotas, ganha a vaga como titular. “Os jogadores que entraram e responderam bem nós demos uma continuidade. Foi assim com o Chiquinho e será assim com o Pablo. O Parede entrou bem em alguns jogos e a gente vai dar uma oportunidade para ele”, explicou o treinador.

Por conta desta busca pelo time ideal, o técnico alviverde resgatou Simião, que parecia esquecido, e que venceu o duelo com João Paulo para ser o substituto de Vítor Carvalho. O volante da base, que é hoje titular absoluto, teve uma fissura na perna e está fora por tempo indeterminado. “O Simião chegou aqui neste ano e temos que ser justo que até agora a equipe não teve encaixe. Meu papel é dar oportunidade”, disse Baptista, que notou a surpresa geral quando confirmou a entrada do volante.

Confira a tabela e a classificação da Série B!

O que o treinador e os atletas esperam, e a torcida tanto ou mais que eles, é que o Coritiba consiga aliar a melhora defensiva dos últimos jogos com mais eficiência na frente – e assim construa um resultado sem maiores sustos em Minas Gerais. “Temos que ir forte para somar os pontos também fora de casa. O Eduardo está trabalhando bem para isso, estamos focados para buscar a primeira vitória fora de casa”, garantiu Leandro Silva. “Tenho certeza que vamos seguir forte nesta competição e ir em busca dos nossos objetivos”, finalizou Yan Sasse.

Ficha técnica

SÉRIE B
1º Turno – 6ª Rodada

BOA ESPORTE x CORITIBA

Boa Esporte
Fabrício; Erick, João Neves, Gustavo Geladeira e Elivélton; Amaral, Machado, Thallyson e Alyson; Douglas Baggio e William Barbio.
Técnico: Daniel Paulista

Coritiba
Wilson; Leandro Silva, Thalisson Kelven, Alex Alves e Chiquinho; Simião, Júlio Rusch e Yan Sasse; Guilherme Parede, Pablo e Bruno Moraes.
Técnico: Eduardo Baptista

Local: Dilzon Melo (Varginha-MG)
Horário: 19h
Árbitro: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes (SC) e Eder Alexandre (SC)