Final!

Coritiba e Rio Branco decidem e homenageiam Dionísio Filho

A capacidade e a alegria de Dionísio Filho fazem falta e nunca serão substituídas. O nome dele estará na taça de campeão da primeira fase do Paranaense. Foto: Reprodução/RPC

paranaenseNum ano com mais jogos decisivos, o Campeonato Paranaense tem neste domingo (25) sua primeira final. O Coritiba recebe o Rio Branco às 16h, e quem vencer fica com a Taça Dionísio Filho, que representará a primeira fase da competição e garante uma vaga na decisão do campeonato. Só por isso o jogo já valeria muito. Mas há um componente emocional que faz toda a diferença.

Num raro momento de apoio unânime, a Federação Paranaense de Futebol instituiu homenagens nas duas fases do Estadual. Neste domingo, encerra-se a Taça Dionísio Filho. O jogo, por essas coincidências, será no Couto Pereira, estádio onde o ex-jogador, ex-técnico e comentarista falecido há três anos mais esteve em seus últimos anos de carreira, trabalhando por rádio e TV.

Dionísio era também uma das raras unanimidades do futebol paranaense. Não havia quem não gostasse dele. O jeito bonachão, sempre disposto a uma conversa com quem quer que fosse, conquistou torcedores e personalidades do esporte. Se ele chamava os amigos de “sangue bom”, Dionísio Filho era “sangue bom” de verdade. Sua partida tão repentina – foi pouco mais de um mês entre a descoberta da doença, a internação e a morte – chocou o Estado, e deixou uma lacuna que nunca será preenchida.

Para buscar a taça que leva o nome de Dionísio Filho, Coritiba e Rio Branco chegam embalados pelas próprias reconstruções. O Coxa começou o ano questionado, teve atuações muito ruins e viveu uma crise precoce após a derrota no Atletiba e uma atuação abaixo da crítica na Copa do Brasil. “Poucos diriam que chegaríamos à final depois daquele jogo no Piauí”, admitiu o técnico Sandro Forner.

O Leão da Estradinha superou um início complicado de Paranaense, com atuações irregulares, para vencer na hora certa. Foi com o triunfo sobre o Paraná Clube, o único até agora, que a equipe garantiu a classificação para a semifinal. E aí, contra o Atlético, uma atuação comovente e a vitória nos pênaltis. “Depois do Maringá, a gente veio pegando um espírito que dá orgulho de ver”, disse o técnico Maurílio.

Sandro Forner aposta na garotada. Foto: Divulgação/Coritiba FC
Sandro Forner aposta na garotada. Foto: Divulgação/Coritiba FC

Para a partida de hoje, o Coritiba deve ser o mesmo das últimas partidas – inclusive da vitória da quarta-feira (21) sobre o Uberlândia pela Copa do Brasil. Ainda sem Kléber, machucado, e com os jogadores recuperados de lesão (Ruy e Simião) sendo opções de banco, o Coxa continuará com a base dos garotos.

Confira todos os detalhes da Taça Dionísio Filho na nossa tabela!

Deverão ser oito titulares vindos da base, já que William Matheus não vai jogar por conta da lesão no tornozelo sofrida em Minas Gerais, e com isso Léo Andrade será o lateral-esquerdo. Assim, todo o sistema defensivo será de jovens. “Há mais de dois anos trabalhando com o Sandro, a gente já se conhece bastante e sabe que um pode cobrir o outro”, comentou o zagueiro Thalisson Kelven.

Maurílio vê seu time no caminho certo. Foto: Jonathan Campos
Maurílio vê seu time no caminho certo. Foto: Jonathan Campos

No Rio Branco, uma ausência é certa – o atacante Tcharlles, suspenso, está fora e deverá ser substituído por Eric. Thiaguinho e Rodrigo Jesus, que passaram a semana em tratamento, seguem como dúvida, mas deverão estar em campo diante do Coxa. O que Maurílio promete é muita luta. “Chegamos na final, vamos fazer um grande jogo, com todo respeito. O favoritismo é total do Coritiba, uma equipe grande, forte, com uma estrutura fantástica. Vamos trabalhar, respeitando tudo isso, e vamos buscar o nosso espaço”, finalizou.

Ficha técnica

CAMPEONATO PARANAENSE
Taça Dionísio Filho – Final

Coritiba x Rio Branco

Coritiba
Wilson; Marcos Moser, Thalisson Kelven, Romércio e Léo Andrade; Vitor Carvalho, Julio Rusch e Thiago Lopes; Iago, Guilherme Parede e Alecsandro.
Técnico: Sandro Forner

Rio Branco
Jhones; Raul, Thiagão, Victor e Thiaguinho (Éverton Maringá); Kessi, Marco Túlio e Camargo; Eric, Rodrigo Jesus (Damião) e Vandinho.
Técnico: Maurílio

Local: Couto Pereira
Horário: 16h
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Weber Felipe Silva