Coritiba é referência na medicina esportiva

No próximo dia 4 de abril, a Confederação Brasileira de Futebol irá apresentar aos clubes brasileiros o The Eleven, programa que é usado pela FIFA para prevenção de lesões no futebol e utilizado pelo departamento médico coxa-branca desde 2007.

O Coritiba foi convidado, oficialmente, pela instituição máxima do futebol brasileiro e será representado pelo Dr Bráulio Moreira Junior. Quem implantou o programa no Departamento Médico do Coritiba foi o Coordenador do setor, Dr. Lúcio Ernlund.

“É um programa criado pela FIFA, que eu trouxe para o Brasil após participar de um congresso na Itália em maio de 2007. Assisti aulas lá e tive contatos com a FIFA e começamos a implementar já com o Glydston, preparador físico, na mesma época”, revela Lúcio.

E os resultados se refletem na diminuição de lesões que os atletas do Clube tiveram nos últimos anos. “Tivemos um índice de lesões reduzidos já em de 2007 para 2008, e agora de 2008 para 2009. É algo que já vem dando certo há algum tempo aqui no Coritiba”, destaca Ernlund.

O programa da FIFA é prático e de baixo investimento. O nome The Eleven é “uma analogia com os 11 jogadores. São dez exercícios que não exigem equipamentos, feitos no campo e de baixo custo. Apenas treinando profissionais podemos realizar. São exercícios que precisam ser repetidos cerca de duas ou três vezes por semana de acordo com os treinamentos”, diz.

O mais curioso é que o exercício número 11 promove o fair play no futebol e diz que, se o atleta quer evitar lesões, deve evitar fazê-las nos outros, pois o beneficio será dele mesmo. “Não adianta você fazer todo um trabalho de prevenção se o jogador entrar em campo buscando dar murros e pontapés”, finaliza Ernlund.