A estratégia do Coritiba de usar o meia Ronaldinho Gaúcho como jogada de marketing parece estar dando certo. Antes mesmo da efetivação do contrato, o Coxa, de fato, tem aparecido no noticiário internacional, cumprindo o desejo revelado pelo vice-presidente Alceni Guerra. Só que nem sempre, necessariamente, de um modo positivo.

Ao que parece, a imprensa chilena quis tirar uma onda com a torcida coxa-branca. Ao divulgar a possível negociação do jogador, a manchete do periódico As cravou: Ronaldinho voltaria ao futebol em uma equipe “pequena” do Brasil. As aspas na palavra pequeno podem dar a entender que o Alviverde, no cenário nacional, é um clube menos aclamado do que outros times nacionais pelos quais o meia passou, como Flamengo, Fluminense e Grêmio. No entanto, os torcedores adversários não perdoaram e a manchete vem causando muitas provocações entre torcedores adversários.

ronaldinho_As_Espanha
Na edição América e Espanha do As, o título da reportagem diz que “Ronaldinho poderia ter uma nova equipe nas próximas horas”. Foto: Reprodução

A mesma reportagem ganhou um título mais ameno nas versões do portal para a América e para a Espanha: Ronaldinho poderia ter uma nova equipe nas próximas horas. No corpo do texto, é explicado que o Coritiba faz parte da Primeira Divisão.

ronaldinho_the_sun
A manchete do The Sun afirma que “o campeão da bola de ouro se encontra com o clube brasileiro Coritiba para discutir a extensão da carreira no clube do Rio de Janeiro. Foto: Reprodução

Outro jornal que vacilou ao noticiar a negociação foi o inglês The Sun, mas a “escorregada” foi na geografia. Na manchete, os ingleses publicaram: “Ronaldinho: Vencedor da Bola de Ouro encontra o clube brasileiro Coritiba para discurtir a extensão de sua carreira no clube carioca”, possivelmente por terem se confundido pelo fato da primeira reunião entre a cúpula coxa-branca e o procurador do atleta, Roberto Assis, ter sido realizada no Rio.

Espanha

Na Espanha, Ronaldinho e Coritiba voltaram a aparecer no noticiário do portal Mundo Deportivo. Na reportagem, é ressaltado e encontro que Assis terá nesta quarta-feira (25) com o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, para selar o acordo que transforma o meia em embaixador do clube espanhol e, possivelmente, o coloca entre as estrelas do Barça Legends, equipe formada por ex-jogadores do time que fazem apresentações esporádicas com a camisa do clube como forma de divulgação. O acerto, no entanto, não impede que o jogador atue profisisonalmente no Brasil.