Suba, clássico!

Coritiba derrota o Londrina e pega o Athletico na final da Taça Dirceu Krüger

Rodrigão comemora mais um gol pelo Coritiba. Foto: André Rodrigues.

Foi no sufoco, com aquela dose extra de emoção, mas o Coritiba está classificado para a decisão da Taça Dirceu Krüger do Campeonato Paranaense. Com uma atuação impecável no segundo tempo, o Coxa venceu o Londrina de virada por 2×1, na tarde deste domingo (7), no Estádio Couto Pereira, despachou o Tubarão e garantiu a vaga na decisão para encarar o Athletico. O clássico Atletiba decisivo e que vai definir o campeão do segundo turno vai acontecer nesta quarta-feira (10), às 21h30, na Arena da Baixada.

Com um público pequeno no Couto Pereira, o duelo entre Coritiba e Londrina não parecia que, em jogo, estava a vaga na final do segundo turno do Campeonato Paranaense. O time alviverde, então, que estreou a sua camisa nova comemorativa aos 20 anos do título estadual de 1999, até começou bem a partida. Com a marcação bem encaixada, o Verdão não conseguia ter a transição rápida.

+ Veja como foi o jogo entre Coritiba e Londrina!

Assim, o Coritiba dependia muito da inspiração dos seus homens de criação. Somente quando tinha mais movimentação ofensiva é que o Coxa conseguia chegar com perigo. Foi assim que Patrick Brey, logo no começo da partida, quase marcou. O Londrina, com a proposta clara de explorar os contra-ataques, chegou bem duas vezes com Anderson Leite e Luquinha, mas Alex Muralha fez boas defesas.

Homem do gol do Coritiba, o atacante Rodrigão não estava em tarde inspirada. Nas poucas chances que conseguiu criar, o camisa 9 não conseguiu vencer o goleiro Matheus. Para piorar, o centroavante, aos 21 minutos, perdeu a bola que gerou o contra-ataque para o gol marcado por Devid, que abriu o placar após boa jogada de Anderson Oliveira.

O gol do Londrina veio acompanhado da insatisfação e impaciência do torcedor do Coritiba. Mesmo assim, o time coxa-branca, diante da retranca imposta pelo Tubarão, ensaiou uma pressão nos minutos finais. Fabiano, aos 33 minutos, quase marcou em cobrança de falta. Na sequência, Juan Alano, em uma das poucas boas jogadas que conseguiu fazer, cruzou, mas Rodrigão não chegou a tempo de marcar. Mesmo mais presente no ataque, o Verdão não teve a capacidade necessária para conseguir o empate ainda no primeiro tempo.

Jogo foi equilibrado no Couto. Foto: André Rodrigues.
Jogo foi equilibrado no Couto. Foto: André Rodrigues.

Mais incisivo depois do intervalo, o Coritiba conseguiu o empate logo no começo do segundo tempo. Aos 6 minutos, Juan Alano sofreu pênalti de Germano. Rodrigão bateu bem e igualou o placar. O gol deu um novo ânimo para o time coxa-branca, que seguiu pressionando o Londrina em busca da virada. E ela quase veio aos 13 minutos. Giovanni cobrou escanteio na cabeça de Alan Costa, mas o defensor mandou para fora.

O Londrina, que diminuiu o ritmo no segundo tempo, já não tinha a mesma força para explorar os contra-ataques. Assim, o Coritiba continuou melhor e criando as melhores chances. O segundo gol parecia ser questão de tempo, mas o Tubarão se fechou todo na defesa para levar, no mínimo, a disputa da vaga para as penalidades. Aos 21, Sávio tabelou com Patrick Brey, cruzou e Juan Alano, de cabeça, quase colocou o Verdão em vantagem.

+ Confira também: Wilson pode voltar ao Coritiba ainda no Campeonato Paranaense

Para ganhar mais força ofensiva, sobretudo por conta da retranca imposta do Londrina, o técnico Umberto Louzer apostou nas entradas de Luiz Henrique e Welinton Junior. Para tentar a classificação sem precisar das penalidades, o Coritiba se abriu. Wanderley entrou na vaga do lateral Sávio e o volante João Vitor passou a jogar improvisado na direita.

O Coritiba, enfim, ganhou mais força para atacar. A pressão passou a ser mais intensa nos minutos finais. Mas o Londrina tinha uma barreira em frente ao gol e impedia as investidas do Coxa. De tanto insistir, a virada veio aos 39 minutos. Depois da boa jogada pela direita de Welinton Junior, a bola sobrou para Wanderley, que mandou para o gol, virou o jogo e decretou a classificação do Verdão para a decisão do segundo turno do Campeonato Paranaense.

CAMPEONATO PARANAENSE
Taça Dirceu Krüger – Semifinal

Coritiba 2×1 Londrina

Coritiba
Alex Muralha; Sávio (Wanderley), Romércio, Alan Costa e Fabiano; João Vitor e Vitor Carvalho; Patrick Brey, Juan Alano (Welinton Júnior) e Giovanni (Luiz Henrique); Rodrigão.
Técnico: Umberto Louzer

Londrina
Matheus; Raí Ramos, Silvio, Augusto e Felipe VIeira; Germano, Anderson Leite (Marcinho) e Luquinha; Marcelinho (Luidy), Deivd (Uelber) e Anderson Oliveira.
Técnico: Alemão

Local: Estádio Couto Pereira
Árbitro: Adriano Milczvski
Assistentes: Jefferson Cleiton Piva da Silva e Heitor Alex Eurich
Gols: Devid, 21 do 1º; Rodrigão, 6, Wanderley, 39 do 2º
Cartões amarelos: Alex Muralha, Giovanni, Sávio (COR); Marcelinho, Raí Ramos, Luidy (LEC)
Público pagante: 6.192
Público total: 6.580
Renda: R$ 162.334,00

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!