Na decisão da Copa do Brasil contra o Vasco da Gama, o Coritiba já ganhou a primeira. Mesmo respeitando a equipe carioca, e sustentando após a partida contra o Ceará que era indiferente o local da primeira partida, jogar a partida de ida em São Januário foi comemorado no Alto da Glória.
Isso porque o time tem se portado bem fora de casa e o Couto Pereira, em momentos decisivos, tem sido favorável ao Alviverde na temporada. O time perdeu apenas uma partida em casa, neste ano: para o Atlético-GO, na largada do Brasileiro, e ganhou todas as outras – incluindo aí clássicos e a goleada sobre o Palmeiras por 6 x 0.
“Eu torcia para isto. Decidir diante de nossa torcida é muito bom. A gente é muito forte em casa. Claro que é um jogo de estratégia e temos que ir bem focados, porque você também pode perder o título fora de casa”, disse o atacante Anderson Aquino, no canal SporTV.
A visão dele contrastava com o que pregava o técnico Marcelo Oliveira após o classificação na quarta-feira à noite. “Não é que tenha tanta preferência. Temos que aguardar e se preparar para a situação. A estratégia tem que ser diferente pelo tipo de regulamento”, ponderou o comandante coxa.
Para ele, o fato do gol fora de casa ter um peso diferenciado influencia no tipo de jogo que é feito em casa e fora, no primeiro confronto. “Pela tradição do Vasco, vamos nos preparar para confronto difíceis, em qualquer que seja o lugar do jogo”, apontou.
Aliás, esse respeito à história vascaína tem sido ressaltada no clube. “É um grande time, uma força do futebol brasileiro e temos que entrar como a gente vem jogando: respeitando o time deles, mas sem temer ninguém. Estamos na final, e não é por acaso. A gente vai forte”, apontou Aquino, o herói da conquista da vaga na final.
Desde já, Marcelo Oliveira aposta num duelo bastante equilibrado. “Pela tradição do Vasco, e pelo momento que o Vasco vive, porque teve uma recuperação muito boa com o Ricardo Gomes, será um jogo difícil. A gente já tem monitorado e assistido alguns jogos do Vasco e vamos nos preparar bem, descansar, estudar bem a situação do adversário e buscar esse título com toda garra e vibração”, analisou o treinador.
De qualquer forma, Marcelo também enalteceu a recuperação da equipe contra o Vozão, após a atuação abaixo do normal contra o Dragão. “Contra o Ceará, se não foi um jogo perfeito, foi um jogo de muita eficiência. Melhoramos o passe, marcamos muito forte o time do Ceará, que é de alta qualidade e é muito bem conduzido pelo Mancini, e isso valoriza muito esse triunfo. Vamos seguir esse caminho”, destacou.
O primeiro confronto já está programado pela CBF para as 21h50 de quarta-feira, em São Januário, e a volta no dia 8 no Couto Pereira no mesmo horário. O sorteio dos mandos foi realizado ontem à tarde na sede da entidade, no Rio de Janeiro.



