Se o Coritiba já tinha o melhor ataque do Brasil, com 81 gols em 29 jogos na temporada, agora também tem a defesa menoz vazada entre as equipes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro.

A melhor era justamente a do Palmeiras, que tinha sido superada 13 vezes até pisar o gramado do Couto Pereira, na quinta-feira à noite. Depois, com os seis gols sofridos, o clube paulista se igualou ao próprio Coxa. As equipes agora contabilizam19 gols sofridos em 2011.

São números que começam a provar, para quem não colocava muita fé no time do Alto da Glória, que a façanha alviverde, de 24 vitórias seguidas e 29 partidas de invencibilidade, não é miragem.

Tanto não é que o Coxa está próximo de superar sua própria marca de invencibilidade. Em 1977, segundo dados fo Grupo Helênicos, que acompanha as estatísticas alviverdes, o Coritiba ficou 31 jogos sem perder.

Naquela temporada, o time iniciou perdendo ppor 2 x 1 para o Pinheiros, na Taça Cidade de Curitiba, e depois emplacou uma sequência até hoje inalcançavel no futebol paranaense (veja).

A série começou com um 3 x 1 sobre o Atlético, na mesma competição, e acabou justamente contra o rival, num 1 x 0. Os confrontos valeram também pela Taça Major Antônio Couto Pereira e Campeonato Paranaense.

No entender do técnico Marcelo Oliveira, isso é consequência dos efeitos positivos que as vitórias causam nas equipes.”A vitória gera muita coisa boa no ambiente. Principalmente quando é uma vitória contundente como essa, acompanhada de uma atuação extraordinária contra um grande adversário”, avalia.

No entanto, o treinador garante que isso não vai subir na cabeça. “É um exercício diário de comprometimento, de saber que ainda temos muito o que somar pela frente”, aponta.

Goleadas

Além de igualar a melhor defesa do país e se aproximar do recorde histórico de invencibilidade do clube, o Coritiba versão 2011 cravou mais uma marca com o 6 x 0 sobre o Palmeiras.

O placar passou a encabeçar a lista das maiores goleadas dos times paranaenses em Copa do Brasil. O recorde pertencia ao próprio Coritiba, quando venceu a Tiuna Luso-PA por 6 x 0, em 2008. O Coxa é detentor de cinco goleadas no torneio da CBF (veja quadro).