Um dos clubes mais antigos e mais importantes do Estado e do futebol brasileiro, o Coritiba comemora nesta quarta-feira (12) mais um ano de existência. O aniversário de 107 anos do Coxa marca mais uma vez uma dura realidade para o torcedor, já que o time disputa no Campeonato Brasileiro novamente apenas a sua permanência na elite. Mas, desta vez, a possibilidade de chegar mais longe na Copa Sul-Americana impulsiona o Verdão a tornar a temporada de 2016, quem sabe, histórica e entrar na galeria de anos inesquecíveis do clube.

Primeiro time paranaense campeão brasileiro, em 1985, maior vencedor do Campeonato Paranaense, com 37 conquistas, além da Fita Azul, em 1972, o Coxa também revelou craques para o futebol nacional, como Alex, Rafinha, Adriano e Miranda, apenas para ficar entre os mais recentes na memória do torcedor.

O aniversário de 107 anos rendeu também homenagens de jogadores que passaram pelo Verdão e que, atualmente, estão defendendo outros clubes, como o atacante Zé Love e o meia Davi, que parabenizaram o clube através das suas contas pessoais nas redes sociais.

“Independentemente de onde estou hoje, não poderia jamais deixar de homenagear esse clube que me fez tão feliz e que até hoje recebo o carinho dessa torcida apaixonada. Parabéns, Coritiba, que completa 107 anos de história. Obrigado por tudo, minha gratidão e meu carinho é eterno”, postou Zé Love que, atualmente, defende o Vitória, concorrente direto na luta contra o rebaixamento.

O meia Davi, que brilhou com a camisa do Coxa em 2011, também homenageou o time. “Parabéns Coritiba 107 anos de uma linda história!!! #eufizpartedessahistoria#coxadoido #coritibafootballclub”, postou o jogador, que atualmente está no futebol chinês.

O Coritiba, que iniciou as comemorações do seu aniversário na noite de segunda-feira (10), com um jantar realizado no restaurante Madalosso para mais de 1.200 pessoas, pode tornar seu aniversário mais agradável. O Alviverde só conseguirá isso se vencer o Figueirense nesta quarta-feira (12), às 19h30, no Couto Pereira, e se afastar de vez da zona de rebaixamento do Brasileirão.

O atacante Leandro deixou um recado para o torcedor alviverde e espera ver o Couto Pereira lotado para este duelo. “Quero dizer para eles que eles possam vir, lotar o estádio como eles têm feito. Nós vamos correr até o último minuto para que possamos sair vitoriosos aqui de dentro e dar essa alegria no dia do aniversário do clube”, declarou o camisa 11.

Assim, o dia do 107º aniversário será muito mais importante do que o torcedor coxa-branca pensa. Conseguindo se arrumar aos poucos dentro de campo, o Verdão, que tem apenas 8% de chances de cair, se vencer o duelo direto contra o Figueirense, dará mais um passo para afastar de vez o fantasma do rebaixamento e, quem sabe, galgar objetivos maiores a partir da próxima temporada para fazer jus a sua grandeza e a sua história.