Contas

Coritiba tem poucas chances de subir; veja as probabilidades!

A rodada ajudou e o Coritiba jogou fora a chance de ficar mais perto do G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. A derrota sofrida por 2×1 para o Vila Nova, no último sábado (8), no Serra Dourada, em Goiânia, manteve o time coxa-branca com 36 pontos, na 9ª colocação da segunda divisão e a seis pontos do grupo de acesso à Série A. Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, especializado em estatística, a chance de acesso do Verdão atualmente é de apenas 7%.

Com mais 12 jogos para realizar, o Coritiba terá que, a partir de agora, fazer uma campanha impecável para conseguir o acesso à primeira divisão. Dos próximos 36 pontos que vai disputar, o Verdão, para voltar à elite sem sustos, terá que fazer mais 27 pontos, ou seja, conseguir um aproveitamento de 75% nesta reta final da Série B do Campeonato Brasileiro.

+ Leia mais: Operário deve fazer a final da Série C em Curitiba

No entanto, a média de corte neste ano pode ser menor, já que há um equilíbrio muito grande na segunda divisão deste ano. A rodada provou isso, já que dos times que estão brigando na parte de cima da classificação, apenas Atlético-GO e CSA conseguiram vencer. Até mesmo por isso, o Verdão conseguiu manter a diferença de seis pontos para o G4.

Enquanto o CSA abriu dez pontos para o Coritiba, o Atlético-GO já tem sete de vantagem para o Verdão. O Goiás, quarto colocado, acabou perdendo para o Boa Esporte, mas manteve a quarta posição com seis pontos na frente do time coxa-branca na tabela. E esse é o foco da equipe alviverde a partir de agora.

+ Veja a tabela da Série B do Brasileirão!

Avaí, Guarani e Figueirense, que estão à frente do Coritiba na classificação, também tropeçaram na rodada. O Fortaleza, líder da Série B, perdeu para o Criciúma, mas segue com gordura para queimar. Já a Ponte Preta, que poderia passar o Coxa na tabela, empatou dentro de casa com o Sampaio Corrêa e alcançou os 35 pontos.

O Coritiba, no entanto, pode entrar em campo para o duelo diante do Londrina, nesta sexta-feira (14), no Couto Pereira, com uma diferença maior para o G4. Isto porque o Vila Nova, caso vença o CSA, fora de casa, chegará aos 43 pontos e, assim, a distância para a pelotão de frente da tabela aumentaria para sete pontos.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!