A virada para o segundo turno será de muita reflexão no Alto da Glória. O time fechou os 19 primeiros jogos do Campeonato Brasileiro com 26 pontos, mas projetava conquistar bem mais do que isso e estar diretamente brigando por um posicionamento mais acima. A Copa Libertadores ainda é um sonho acalentado pelo Alviverde, mas precisa ser impulsionado o quanto antes.
Estacionado no meio da tabela e frustrado com o empate em casa diante do Atlético no sábado, o Coxa deverá até rever conceitos se quiser continuar nessa luta ou apenas fechar a competição onde está. “Em termos de pontuação está bem aquém da nossa expectativa, mas em termos de produção às vezes se joga bem e não consegue definir. Não há outro caminho a não ser trabalhar, trocar, mudar e buscar novas alternativas”, avalia o técnico Marcelo Oliveira.
Para ele, o trabalho terá que ser redobrado agora. “Precisamos trabalhar mais para fazer no segundo turno uma pontuação que nos deixe brigando lá em cima e trabalhar mais finalização e lutar mais para definir o jogo sem deixar tanta oportunidade para o adversário em um ou dois lances definir porque o futebol é assim”, avalia.
A frustração sentida após o clássico teve duas causas. Novamente a falta de definição ofensiva e as bobeiras defensivas. “Jogamos mal contra o Atlético-GO e contra o Avaí, agora para você conquistar vitórias você precisa trabalhar bastante, intensamente e jogar bem porque você fica mais próximo da vitória. Eliminar o descuido, porque no Brasileiro contra qualquer adversário é fatal. Temos que ter também um maior poder de decisão”, aponta o treinador.
Questionado sobre o responsável pela falha no gol sofrido contra o Rubro-Negro, Marcelo preferiu não entrar em detalhes, mas se mostrou insatisfeito com a cozinha da equipe. “Esse aspecto a gente internamente comenta e passa e repassa o lance e mostra qual o problema que tivemos e acertamos. Publicamente eu não gostaria de comentar, até porque é muito rápido e eu não vi o lance ainda com mais tempo”, finalizou. Alguns torcedores da social pediram o retorno de Vanderlei ao gol, enquanto a arquibancada apoiou Edson Bastos, mas essa pode ser uma disputa boa a partir de agora na equipe.
Desfalques
Na partida desta quarta-feira contra o Atlético-GO, o Coritiba não poderá contar com o zagueiro Jéci e o meia Tcheco. A tendência é que Pereira assuma o posto defensivo enquanto Gil, Anderson Aquino e até mesmo Willian Leandro poderão ganhar a posição. Na lateral-direita, Jonas deverá voltar enquanto Leandro Donizete retoma a vaga que foi de Willian no Atletiba.
