Sem saída

Conselheiros pedem a renúncia do vice do Coxa, André Macias

Uma comissão formada por conselheiros e membros do Conselho Fiscal do Coritiba pediu ontem a renúncia imediata do vice-
presidente André Macias, que já está licenciado do cargo. O relatório apresentado ao Conselho Deliberativo aponta que não foram convincentes as comprovações do destino dado ao dinheiro sacado do clube pelo próprio dirigente e doado para a campanha de Ricardo Gomyde para a presidência da Federação Paranaense de Futebol (FPF). Ao todo, R$ 200 mil foram destinados à eleição. O candidato apoiado pelo Coxa foi derrotado por Hélio Cury.

O caso será encaminhado para nova análise na Comissão de Ética do Alviverde, formada por ex-presidentes, que pode sugerir a saída ou uma assembleia para decidir o destino de Macias.

A comissão analisou as contas, ouviu todos os participantes da reunião que decidiu pela doação e apontou uma infração aos artigos 135 e 137 do estatuto do clube. O primeiro trata da necessidade de autorização do Conselhão para o pagamento de despesas não descritas no orçamento, mediante apresentação da proposta e justificativas.

Já o artigo 137 menciona a obrigatoriedade de registro, em ata ou similares, de decisões como a do empréstimo. O relatório mostra que não houve ata da referida reunião do G5 que liberou o dinheiro. Bacellar, Gilberto Briebler e Macias foram a favor, enquanto Ernesto Pedroso e Ricardo Guerra, dois vices que já renunciaram, foram contra.

O relatório mostrou que parte dos comprovantes enviados ao clube foram emitidos pelo Hotel Bourbon, de propriedade de um dos conselheiros do clube, para a empresa Meridiano Turismo, que tem como dono Macias.

Voltas

Ney Franco terá retornos importantes contra o Internacional, amanhã, às 18h30, no Couto Pereira. Os zagueiros Leandro Silva, que vem jogando improvisado na lateral-direita, e Walisson Maia voltam após cumprirem suspensão. Já o meia Thiago Galhardo, que sofreu uma pancada nas costas, passou por exames ontem e será reavaliado hoje.

Como seria? Leia mais do Coxa na coluna do Massa!

Paraná Online no Facebook