A primeira

Com gol de Alecsandro e pênalti defendido por Wilson, Coritiba vence o União

Alecsandro marcou com o gol da primeira vitória do Coritiba em 2018. Foto: Divulgação/Coritiba

paranaense

Veio na terceira rodada a primeira vitória do Coritiba no Campeonato Paranaense. Sem ser brilhante, mas com uma atuação eficiente, especialmente no primeiro tempo, o Coxa venceu o União por 1×0, na tarde deste domingo (28), no Estádio Anilado, em Francisco Beltrão, chegou aos cinco pontos e subiu para a segunda posição do Grupo A do Estadual. Invicto ainda na temporada, a equipe alviverde terá pela frente agora o clássico Atletiba, no próximo domingo (4), às 17h, no Couto Pereira.

Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

Mesmo com algumas mudanças no time com relação aos dois primeiros jogos, o Coritiba foi bastante pressionado nos primeiros minutos de jogo. O União, na base do abafa e empurrado pelo torcedor, criou a primeira chance logo aos 2 minutos. Depois do cruzamento de Sato, Marquinhos Cambalhota chutou de primeira e mandou para fora. Na sequência, Sorbara arriscou de longe e o goleiro Wilson fez grande defesa.

O time de Francisco Beltrão seguiu pressionando, enquanto o Coxa tentava se organizar em campo. Na melhor chance dos donos da casa, aos 17, a defesa alviverde falhou, Marquinhos Cambalhota recebeu na cara do gol e o Wilson mais uma vez salvou a equipe. A partir deste lance, o time coxa-branca conseguiu equilibrar a partida e passou a ser perigoso, principalmente com o atacante Iago Dias. O camisa 7, inclusive, criou duas boas chances para abrir o placar.

Eficiente na sua proposta de marcação, o Coritiba conseguiu abrir o placar aos 43 minutos. Alecsandro, de volta ao time titular depois de muito tempo, tabelou com Guilherme Parede e bateu sem chances para o goleiro Marcos Paulo. Apesar de sentir o gol sofrido, o União terminou o primeiro tempo pressionando. Já nos acréscimos, Vieira tentou de cabeça e Wilson defendeu.

O Coritiba voltou do intervalo disposto a definir de vez o duelo. Aos 4 minutos, Guilherme Parede arriscou da entrada da área e Marcos Paulo fez grande defesa. Em termos de criação, foi apenas isso que o Coxa fez. O União, mesmo sem grande qualidade técnica, foi com tudo para o ataque. O meia Max e o atacante Fornazari deram mais poder ofensivo ao time de Francisco Beltrão.

Ao mesmo tempo que o União aumentou a pressão, o Alviverde recuou demais e não conseguia explorar os contra-ataques. Os meias Julio Rusch e Thiago Lopes voltaram muito para ajudar a marcação e deixaram os atacantes isolados na frente. O time da casa, então, quase marcou aos 12 minutos. William recebeu na entrada da área, buscou o canto de Wilson, mas a bola saiu por pouco.

Confira a classificação completa do Paranaense

Em um dos poucos lances de perigo na etapa final, o Coritiba quase marcou aos 19. Iago Dias bateu cruzado e a bola saiu por pouco. Cada vez mais no ataque, o União teve a chance do empate aos 27. O zagueiro Romércio se atrapalhou, colocou a mão na bola dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Vieira bateu no canto, mas Wilson salvou o Verdão e fez a defesa.

Apesar da penalidade perdida, o União seguiu pressionando. O Coritiba, com Evandro e Simião nas vagas de Iago Dias e Alecsandro, não conseguia sair de trás. Os donos da casa, então, quase empataram aos 32 minutos. Fornazari chapelou Julio Rusch, mas o chute saiu sem direção.

Para tentar impedir a pressão do União e seguir com a vitória parcial, o técnico Sandro Forner apostou na entrada do garoto Léo Andrade na lateral-esquerda e adiantou William Matheus. O time da casa, já sem muita tática, foi para cima na base do abafa. Apesar de ser perigoso, principalmente nas bolas aéreas, o time coxa-branca conseguiu se segurar e garantiu a primeira vitória no Estadual.

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO PARANAENSE
Taça Dionísio Filho – 3ª Rodada

União 0x1 Coritiba

União
Marcos Paulo; Julio Lopes (Felipe Virgulino), Casimiro, Júnior e Paulo Henrique; Léo Maringá (Fornazari), Sorbara, Sato e William; Marquinhos Cambalhota (Max) e Vieira.
Técnico: Ivair Cenci

Coritiba
Wilson; Benítez, Walisson Maia, Romércio e William Matheus; Vitor Carvalho, Júlio Rusch e Thiago Lopes; Iago Dias (Simião), Guilherme Parede (Léo Andrade) e Alecsandro (Evandro).
Técnico: Sandro Forner

Local: Estádio Anilado (Francisco Beltrão)
Árbitro: Leonardo Sigari Zanon
Assistentes: Rafael Trombeta e Jefferson Cleiton Piva da Silva
Gols: Alecsandro, 43 do 1º;
Cartões amarelos: Léo Maringá (UNI); Guilherme Parede e Simião (COR)
Público pagante: 4.066
Público total: 4.313
Renda: R$ 98.380,00