Colunista do Paraná Online elogia arbitragem da decisão

A decisão da Copa do Brasil, logo mais, às 21h50, no Couto Pereira, terá arbitragem do paulista Sálvio Spínola Fagundes Filho (FIFA). Alessandro Rocha e Emerson Carvalho serão os assistentes.

Para o colunista de arbitragem do Paraná Online, Valdir Bicudo, o jogo de hoje está em boas mãos. “É um dos melhores apitos do futebol brasileiro. É um árbitro experiente e moderno porque faz valer as regras do jogo aplicando-as com inteligência. Ele pratica com extrema exatidão a arbitragem preventiva junto aos atletas, técnicos e assistentes. Isso significa interagir através do olhar, da fala, da expressão corporal, da advertência verbal. Ele usa isso para manter o controle da partida”, explicou.

No entanto, Bicudo adverte dizendo que caso isto não seja necessário será preciso aplicar cartões. “Tem essa linha de conduta e consegue manter o controle da partida. Quando ele sente que é preciso algo mais ele aplica o cartão. Se não fizer isso não garante o bom andamento da partida”, completa.

Para o colunista, jogadores mais experientes, como Felipe e Alecsandro, que no chavão do futebol gostam de “apitar o jogo”, não terão influência com Sálvio Spinola. “Um árbitro dessa grandeza não pode se preocupar com determinado jogador. Ele tem enorme concentração e um forte controle emocional. Conhece as regras do jogo e tem bom posicionamento. Espero que tenha imparcialidade e entusiasmo”, concluiu.