O “fato novo” proposto pela diretoria do Coritiba, com a contratação do técnico Péricles Chamusca, ainda não trouxe o efeito esperado. Apesar do choque motivacional, e da visível mudança na postura do time, o Alviverde segue ameaçado pelo rebaixamento. Em quatro partidas do treinador à frente da equipe, foram três derrotas e uma vitória (25% de aproveitamento). O pior é que, mesmo com a mudança no comando técnico, o discurso e as situações enfrentadas pelo time permanecem semelhantes aos da era Marquinhos Santos.

continua após a publicidade

As condições de trabalho enfrentadas por Péricles Chamusca também não são muito diferentes das encaradas por seu antecessor. Assim como as lamentações. A primeira delas é o pouco tempo de trabalho junto ao elenco alviverde. Com o apertado calendário brasileiro, Chamusca, que hoje completa 15 dias de trabalho no Coxa, teve raras oportunidades para alterar a filosofia de jogo e promover ajustes no time.

Na partida contra o Vitória, sábado passado, o treinador esteve à frente da área técnica pela quarta vez em 13 dias – média de um jogo a cada três dias. Em virtude disso, o principal trabalho tem sido psicológico, com conversas constantes com o grupo. ‘A gente tem que se adequar ao calendário. Procuramos potencializar o tempo que temos, mas você não consegue dar carga de treino, tem que priorizar a recuperação física. A palestra está sendo uma das formas de trabalho que mais temos usado. Tem jogadores experientes, e com uma conversa o time consegue se posicionar. Mas a gente perde um pouco de qualidade em função disso. Sem dúvida, não é a situação ideal’, reclama Chamusca.

Outro ponto negativo, e que se arrasta desde a era Marquinhos Santos, é o elevado número de lesões, musculares e traumáticas, entre os atletas titulares. Sem poder contar com os mesmos jogadores, rodada a rodada, Péricles Chamusca lamenta não poder dar sequência a uma mesma formação. ‘Não consegui repetir a formação. Precisamos estabilizar a recuperação dos jogadores do DM para montar uma base’, comenta.

continua após a publicidade