Campanha do Coritiba deste ano é a 3.ª melhor

O Coritiba quer consolidar a campanha deste ano como a terceira melhor da história da Série B na era dos pontos corridos. Na verdade, o Alviverde já deixou o Atlético-MG de 2006 para trás no números de vitórias, mas mais um sucesso no sábado, contra o Guaratinguetá, coloca o Coxa próximo de números de Corinthians e Vasco, que também passaram pela segunda divisão com campanhas redentoras -ganhando o acesso e o título com antecedência, da mesma forma que o Coritiba.

Com 71 pontos e 21 vitórias, o Coritiba ultrapassou o Atlético-MG de 2006 nos critérios. Há quatro anos, o Galo subiu com 71 pontos e 20 vitórias. Já o Vasco de 2009 obteve o acesso com 76 pontos e 22 vitórias, enquanto o Corinthians de 2008, dono da melhor campanha, conquistou 85 pontos em 25 vitórias. “Eu nunca duvidei do acesso do Coritiba.Sabia que se a gente mantivesse o trabalho que vínhamos realizando subiríamos. Logicamente, que para chegar ao título a competição é mais difícil. Teve alguns momentos que eu sabia e fazia a matemática de que se não ganhasse determinado jogo não ganharíamos o título”, avalia o treinador.

Para ele, houve princípios de crise durante a campanha, mas foram superados. “O importante é que a equipe ia a campo e conseguia a vitória. Hoje temos a terceira melhor campanha da Série B, na era dos pontos corridos”, comemora o treinador, festejando também o fato de o clube ter igualado 1973, quando o Coritiba foi campeão estadual e do Torneio do Povo. “Tivemos competência para ganhar dois títulos na temporada”, aponta Ney Franco.