Velhos conhecidos

Bahia conta com legião de jogadores que atuaram no futebol paranaense

Revelado pelo Coritiba, Zé Rafael vem sendo o grande destaque do Bahia no Brasileirão. Foto: Felipe Oliveira/Bahia

O duelo do Coritiba contra o Bahia, nesta quinta-feira (15), às 16h, no Couto Pereira, vai marcar o retorno de jogadores que já atuaram no futebol paranaense e que hoje defendem as cores do Bahia. São os casos do lateral-direito Eduardo, dos atacantes Edigar Junio e Maikon Leite e especialmente do meia Zé Rafael, que ainda tem contrato com o Coxa e tem sido um dos destaques neste início de Campeonato Brasileiro.

Se no duelo desta quinta-feira vai ter a famosa “lei do ex” ou não, dependerá, sobretudo, da boa postura defensiva do Alviverde. O atacante Henrique Almeida comentou sobre o bom momento que vive Zé Rafael no tricolor baiano, mas espera que o jogador não repita as recentes boas atuações.

“Não o conheço pessoalmente, só vendo jogar pelo Bahia. É um excelente jogador e tem demonstrado isso. Tem sido protagonista pelo Bahia nesses jogos. Fico muito feliz, é um companheiro de trabalho e que joga muito bem. Tirando quinta-feira, depois ele pode jogar bem sem problema nenhum”, brincou o jogador.

O meia do Bahia, na verdade, nunca conseguiu se firmar no Coritiba. O atleta se destacou pelo Londrina na Série B do ano passado e agora ainda mais pelo Bahia. Para Henrique Almeida, essa oscilação é normal na carreira do jogador de futebol.

Vinícius estava encostado no Atlético até o mês passado, mas já vai se firmando no Bahia. Foto: Felipe Oliveira/Bahia
Vinícius estava encostado no Atlético até o mês passado, mas já vai se firmando no Bahia. Foto: Felipe Oliveira/Bahia

“Tem momentos que o jogador joga em um clube que dá confiança, suporte e acredita. Ai você acaba rendendo. Nos outros é diferente. Assim é o futebol. Isso aconteceu com comigo, com ele, com vários jogadores. Um exemplo também é o Barrios, que não jogou tanto no Palmeiras, mas no Grêmio está fazendo gol todo jogo. Isso é o futebol”, arrematou o camisa 91.

Ex-paranaenses

Além do meia Zé Rafael, os ex-atleticanos Eduardo, Vinícius, Edigar Junio e Maikon Leite também retornam a Curitiba. Dos quatro, Os três primeiros defenderam recentemente o Furacão, Vinícius inclusive se desligou este mês, e são titulares do tricolor baiano neste início de Campeonato Brasileiro, enquanto Maikon Leite atuou pelo Rubro-Negro em 2010.

A lista poderia ter mais um nome, o do atacante Hernane Brocador, que defendeu o Paraná Clube em uma rápida passagem em 2011. Porém, com uma fratura na tíbia, o atacante só voltará a jogar em agosto.