Coritiba e Atlético iniciam hoje uma briga contra velhos tabus. O Coxa busca pela primeira vez avançar de fase em uma competição internacional oficial, enquanto o Furacão tenta, enfim, eliminar o Palmeiras na Copa do Brasil.

continua após a publicidade

Até hoje, o Coxa disputou a Libertadores da América duas vezes, em 1986 e em 2004, e a Copa Sul-Americana em três ocasiões (2004, 2009 e 2012). No entanto, nas cinco oportunidades o Alviverde foi eliminado na primeira fase e obteve, no total, seis vitórias, seis empates e seis derrotas.

Das três eliminações na Sul-Americana, duas foram traumáticas. Em 2009, a decisão com o Vitória, mesmo adversário de hoje, foi para os pênaltis e o time baiano levou a melhor (5 x 3), em pleno Couto Pereira.

No ano passado, o Coritiba estava revertendo a vantagem do Grêmio, que havia vencido o primeiro jogo, em Porto Alegre, por 1 x 0, mas aos 45 minutos do segundo tempo o atacante Marcelo Moreno marcou o gol que classificou o clube gaúcho, mais uma vez diante da torcida coxa-branca.

continua após a publicidade

Já o Furacão enfrentou o Palmeiras três vezes na Copa do Brasil e nunca levou a melhor. A primeira delas foi em 1992, nas quartas de final, e o time paulista venceu em Curitiba por 1 x 0 e no Palestra Itália por 3 x 1.

Em 2010, as equipes voltaram a se encontrar na competição, mas desta vez pelas oitavas de final e novamente os palmeirenses levaram a melhor, após vencer por 1 x 0 em São Paulo e empatar por 1 x 1 na Arena – foram nesses confrontos que o zagueiro Danilo foi acusado de cometer um ato racista contra Manoel, na partida em São Paulo.

continua após a publicidade

Por fim, no ano passado os clubes se encontraram novamente nas quartas de final da Copa do Brasil. Após um jogo equilibrado na Vila Capanema, quando empataram por 2 x 2, a decisão foi na Arena Barueri, onde o Palmeiras levou a melhor e venceu por 2 x 0. Em 2012, aliás, o time paulista foi o carrasco do Trio de Ferro, eliminando antes o Paraná e sendo campeão em cima do Coritiba.