Ataque em evidência

Atacantes do Coritiba têm o melhor estadual desde 2006

Os atacantes voltaram a dominar a artilharia do Coritiba. Com o melhor sistema ofensivo alviverde dos últimos anos no Campeonato Paranaense, Rafhael Lucas, Wellington Paulista e Mazinho respondem por 11 dos 14 gols do clube no torneio deste ano, o que corresponde a 78% do total de gols da equipe na competição.

Nas nove edições anteriores do Campeonato Paranaense, a efetividade do ataque alviverde não chega nem perto do sistema ofensivo vigente. De 2006 a 2013, a média de gols feitos por atacantes no Estadual foi 43%.

O ano em que o ataque mais pesou na artilharia dentre os últimos nove torneios estaduais foi em 2006, quando Eanes, Anderson Gomes, Keirrison e Ludemar foram responsáveis por 14 das 23 vezes que o Coxa balançou as redes no Paranaense daquele ano, totalizando 60% dos gols, índice bem distante do atual.

O ano de 2012 foi quando os atacantes mais ficaram devendo. O ataque liderado por Roberto e Marcel foi responsável por apenas 13 dos 41 gols do Coxa no Paranaense daquele ano. O desempenho de Rafhael Lucas colaborou para a marca ofensiva do ataque deste ano.

A falta de um camisa 9 de peso desde Keirrison, pode ter influenciado no resultado. Com isso, a responsabilidade de marcar foi transferida pra jogadores de meio-campo, como Alex, que em 2013 assinalou 15 dos 56 gols da equipe no Paranaense e até o ano passado era a maior força alviverde dentro da área.

Clique na imagem para ver em tamanho maior!