Volta aos trabalhos

Após férias, Coxa tem um mês para colocar a casa em ordem

As férias extemporâneas chegaram ao fim. A partir de hoje os jogadores do Coritiba retomam os treinamentos, de olho na segunda etapa do Brasileirão. O técnico Celso Roth terá um mês inteiro para “arrumar a casa” e fazer do Verdão um time mais equilibrado e capaz de cumprir seu objetivo nesta Série A. O treinador nunca escondeu a diretriz primária – “um campeonato sem sustos”, nas suas próprias palavras – e o início ruim só fez aumentar a pressão pelos lados do Alto da Glória. O alento veio em forma de goleada sobre o Goiás, o que acalmou os ânimos do torcedor, apesar da colocação ruim (17º, na ZR).

Celso Roth, por enquanto, irá se deparar com um grupo pouco alterado. O clube confirmou apenas duas novidades até aqui. O volante Hélder e o meia-atacante Elber são as caras novas neste início de intertemporada, que será realizada, a princípio, em duas etapas. Num primeiro estágio, os jogadores ficarão concentrados próximos ao CT da Graciosa, onde serão desenvolvidos os treinos físicos e técnicos. A última parte da preparação, na semana que antecede a volta do Brasileirão, deverá ser programada para Foz do Iguaçu, aproveitando as ótimas instalações do hotel Bourbon.

Neste primeiro momento, nem mesmo a comissão técnica coxa estará completa. Com o preparador físico Paulo Paixão e o treinador de goleiros Carlos Pracidelli na seleção brasileira, os trabalhos físicos serão supervisionados por Glydiston Ananias e o trabalhos dos goleiros ficam sob a coordenação de Vanderlei Belarmino. Independente dos “desfalques”, Roth aposta muito neste período ideal de preparação para dar uma nova cara ao time. “Temos que trabalhar intensamente e sem erros. Nós encaramos o Figueirense, em casa, e é preciso mostrar força logo de cara”, avisa Roth, apostando num time mais coeso e capaz de fazer os resultados dentro do Couto Pereira.

Além de Hélder e Elber, o grupo deve receber ainda o atacante Anderson Aquino, que estava no time B. Resta saber como será a composição final deste elenco. A diretoria fala em pelo menos mais duas contratações e alguns cortes ocorrerão. O próprio site do clube desativou a página do elenco principal, num sinal claro de que o plantel está, na prática, “em reconstrução”.