O jogo deste domingo contrasta com a temporada sofrida do Coritiba. Num ano sem nada a comemorar – senão a sobrevivência na Série A – o Verdão entra em campo para um jogo festivo e com certeza de casa cheia. A nação coxa-branca se reúne no Couto Pereira para ver de perto a última atuação do Menino de Ouro. Diante do Bahia, às 17h, Alex se despede dos gramados, num último ato de uma carreira brilhante e vitoriosa. Com uma coleção de títulos e gols memoráveis, o camisa 10 sai de cena, ainda sem uma certeza se continuará no futebol ou não.

“A ficha só vai cair completamente após as férias. Quando eu voltar a Curitiba e não precisar mais treinar”, comentou Alex. O jogador amadureceu a intenção da aposentaria ao longo do ano. Chegou a antecipar a parada logo após o Paranaense, mas após o apelo de muitos amigos – e até de familiares – decidiu cumprir o contrato até o fim do ano. O craque irá completar o Brasileiro com 25 jogos. Até aqui, foram seis gols, com a vice-artilharia do clube na competição. Alex foi superado por Joel, que chegou aos oito gols. Apesar do desespero do adversário, a meta é garantir uma despedida com vitória para o seu principal jogador.

“O Alex merece todo o sucesso que teve ao longo de sua carreira. O que ele fez aqui no Coritiba, nesses dois anos, foi impressionante”, destacou o meia Robinho, que foi a melhor parceria que o camisa 10 encontrou nessa sua segunda passagem pelo Alto da Glória. Para Robinho, Alex é o grande responsável pela reação do Coritiba neste Brasileiro, sendo, dentro e fora de campo, o líder que o time precisava. “Vamos sentir muita falta dele. Então, temos um compromisso de fazer um grande jogo e fechar essa temporada com uma vitória”, emendou.

A expectativa do clube é de mais de vinte mil pessoas presentes para a despedida de Alex. Ontem, cerca de oito mil ingressos já haviam sido vendidos. Durante todo o dia, formaram-se filas no Couto Pereira. Hoje, a tendência é de um fluxo ainda maior. O último treino de Alex, no Alto da Glória, será aberto à torcida, completando o cenário de festa para o craque. Para ter acesso ao estádio, o torcedor precisa apenas apresentar cinco cartões da Timemania, com o Coritiba marcado como o time do coração. O ingresso para o jogo custa apenas R$ 30, na promoção Amigo do Sócio. Só que desta vez, nem há a necessidade de se retirar o voucher no site do clube.

Os portões do Couto Pereira serão abertos às 15h e a partir das 16h começam as homenagens ao craque. Vários convidados estarão presentes, como Carlos Alberto Dias, Tostão, Serginho Prestes e Edu Coimbra, técnico do Coxa em 1989.