Coritiba vacila e deixa escapar a liderança da Segundona

As vaias e os gritos de ?burro? mostraram a insatisfação dos mais de cinco mil torcedores presentes ao Couto Pereira, ontem à noite. Não era para menos. Depois de sair na frente, o Coritiba sofreu o empate para o Gama e deixou de assumir a liderança da Segundona. Mesmo com o 1 a 1, o Coxa se manteve na segunda colocação, mas os times que estão atrás se aproximaram mais. O próximo compromisso da equipe do Alto da Glória na competição será o Ituano, sábado, também em casa.

Depois de muita confusão com a lambança do árbitro Manoel Paixão dos Santos , que não relatou na súmula o cartão dado a Douglas Silva, o Coritiba anteviu problemas futuros e resolveu tirar o jogador da partida contra o Gama. ?Pedimos a retificação da súmula e o árbitro acabou relatando que, aos 40 minutos do segundo tempo, deu o cartão ao atleta Douglas Silva Delfino?, apontou o coordenador de futebol João Carlos Vialle. Segundo ele, como as imagens poderiam ser usadas contra o Coxa, o próprio clube tratou de pedir a confirmação do cartão e não correr riscos futuros.

?Assim, ele cumpre a automática e, no sábado, está de volta ao time?, projetou o dirigente. A medida acabou sendo a mais acertada, apesar de o clube contar com um comunicado da CBF mostrando que o volante tinha apenas dois cartões amarelos. Segundo o procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, o Gama poderia entrar na justiça e pedir a perda de pontos para o Coxa. Sem Douglas Silva, que treinou como reserva e, depois, como titular, Veiga ganhou a oportunidade de reestrear com a camisa do time do Coritiba. No entanto, sem ritmo, destoou do restante da equipe.

Não que o esquema armado pelo técnico René Simões tenha envolvido o Gama. Com o gramado pesado, a equipe do Coritiba teve muitas dificuldades para chegar com perigo ao gol defendido por Juninho, formado no CT da Graciosa. Como o time de Roberto Cavalo só queria cozinhar a partida, virou ataque contra defesa e obrigou o arqueiro do Periquito a fazer boas defesas. O gol, no entanto, só saiu após bom levantamento de Careca para Ânderson Gomes, que se adiantou sobre a marcação e fez de cabeça.

Perdendo, Cavalo mandou o time para cima do Coritiba. Como não é feitio em casa, o Coxa aceitou a pressão e foi se segurando como podia. O goleiro Edson Bastos salvou uma, mas o Gama continuou na luta e chegou ao empate com Bebeto, que aproveitou uma bola que sobrou na pequena área. A torcida, que estava apreensiva, ficou em silêncio. Sem acreditar no que estava acontecendo mais uma vez. Pela segunda rodada seguida, o Coritiba perdeu a oportunidade de chegar à liderança da Série B.

?Um verdadeiro desastre?

O empate sofrido no final, as vaias da torcida e as cobranças sobre as opções táticas abateram o técnico René Simões e o time do Coritiba. ?A gente não esperava nunca o empate com o jogo controlado. Viemos para trás, mas qual foi a situação de gol para eles? O jogo está controlado, então é para chatear bastante?, admitiu. De acordo com o meia Pedro Ken, não dava para perder dois pontos para o Gama. ?Em casa temos que vencer de qualquer jeito?, apontou o jogador.

Por isso, na avaliação do treinador coxa-branca, o resultado de ontem acabou sendo um desastre. ?Um verdadeiro desastre?, desabafou. Tão ruim que o tradicional agradecimento aos torcedores após a partida quase não aconteceu. O time foi em direção do vestiário e René teve que chamar todo mundo. Quando voltaram, a torcida já estava quase toda fora do estádio, mas quem ficou aplaudiu o esforço e a consideração da equipe em agradecer pelo comparecimento dos mais de cinco mil torcedores numa noite fria ao Alto da Glória.

Para a partida contra o Ituano, o treinador já avisou que o volante Douglas Silva e o atacante Hugo voltam à equipe. Ele também revelou que não escalou o lateral-direito Gilberto Flores devido ao alto nível de enzima no organismo do atleta. Hoje, os atletas que atuaram fazem um trabalho regenerativo no CT da Graciosa e, amanhã, René faz o coletivo apronto no gramado do Couto Pereira. O confronto contra o time paulista está programado para as 16h de sábado.

Dirceu renova até 2009

O que poderia virar uma novela, tal qual a renovação de contrato do meia Marlos, foi resolvida do mesmo jeito. Ontem, o Coritiba e os representantes do volante Dirceu chegaram a um acordo e prolongaram o vínculo do atleta até janeiro de 2009. O prazo não é muito longo, mas impede que o jogador assine um pré-contrato com quem quer que seja já. Se ele começar a jogar no time principal do Alviverde, o que depende da avaliação do técnico René Simões, as partes voltam a sentar para fazer um acerto com maior validade.

?O Dirceu ficou bem contente e a melhor opção foi ficar no Coxa e, em breve, ele vai ter a oportunidade de jogar?, avalia Marquinhos Malaquias, da Massa Sports, empresa que representa o volante. A idéia do jogador e seus representantes agora é ganhar uma oportunidade na equipe, que pode acontecer ainda na Série B. ?Ficou combinado que assim que o professor René precisar, o Dirceu poderá atuar. Se isso acontecer, a gente senta para conversar e prolonga o contrato?, adianta. O vínculo atual do volante se encerrava já em maio do ano que vem.

Já o novo contrato, segundo Malaquias, também acaba com especulações sobre uma possível saída de Dirceu para outro clube. Como ele é um dos principais atletas dos juniores, muitos olheiros mostravam interesse em contrata-lo. De acordo com o coordenador de futebol do Coritiba, João Carlos Vialle, o volante continua atuando pelos juniores e sobe para o elenco principal caso o treinador queira. ?Só depende do René?, finaliza. Enquanto renova com um, o clube mantém a procura por mais um meia e um atacante após a recusa de Amoroso.

CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE B

21.ª Rodada

Coritiba 1 x 1 Gama

Coritiba

Edson Bastos; Henrique, Ânderson Lima e Jéci; Pedro Ken, Careca, Veiga (Rodrigo Mancha, 13 do 2.º), Túlio (Marlos, 28 do 2.º) e Fabinho; Ânderson Gomes (Gustavo, 18 do 2.º) e Keirrison.

Técnico: René Simões

Gama

Juninho; Fabrício, Denis (Paulo Matos, 23 do 2.º) e Éder; Fininho, Cleisson, Ralfh, Coracini (Ésley, 1 do 2.º) e Rodrigo Ninja; Bebeto e Val Baiano (Naves, 43 do 2.º).

Técnico: Roberto Cavalo

Local: Couto Pereira, em Curitiba

Árbitro: Vinícius Costa da Costa (RS)

Assistentes: Paulo Ricardo Silva Conceição (RS) e Sérgio Buttes Cordeiro Filho (RS)

Gol: Ânderson Gomes aos 42 do 1.º tempo; Bebeto aos 39 do 2.º tempo

Cartão amarelo: Coracini, Cleisson, Ânderson Gomes, Túlio, Dênis, Ésley

Renda: R$ 50.525,00

Público pagante: 5.348

Público total: 7.268

Voltar ao topo