Coritiba, um clube revelador de talentos para o Brasil e o Mundo

A história do Coritiba é também preenchida com diversos títulos nas categorias de base. São elas que preparam o jogador para estar entre os eleitos às vagas do time principal. Entre os principais torneios que o Coxa participou estão os Aspirantes, Copa Tribuna, Campeonato Amador e Paranaense.

O título do Campeonato Paranaense – dividido em juniores (sub-20), médios e juvenis – já foi conquistado inúmeras vezes pelo Coritiba. Nos anos de 1952 a 1955, a taça da categoria juvenil foi levada ao Alto da Glória. Nesse período, o Verdão alcançou duas vezes a primeira colação do torneio, em 1952 e 1955. Estes anos marcariam um dos períodos mais profícuos para o Coxa, pois conquistaria também importantes posições nos torneios Aspirantes (1953 e 1955) e Amador (1953).

Alguns dos jogadores que ajudaram a construir a história alviverde se profissionalizaram e foram revelados pelo Coritiba. Marlos, Keirrison, Anderson Gomes, Rodrigo Mancha e Alex são exemplos de egressos das categorias de base do Verdão. Do time atual, os volantes Dirceu e Willian, o atacante Bruno Fressato, os goleiros Antonio Carlos e Wanderson, os meias Renatinho e Pedro Ken e o atacante Lucas Mendes foram revelados pelas categorias de base do Coxa.

No futsal o Coritiba também deixa sua marca. A equipe sub-11 do Coritiba/Cancun conquistou invicto este ano a Taça Paraná. O ataque coritibano marcou 59 gols, sendo eleito o melhor do torneio, assim como a defesa, que sofreu apenas 17. As meninas do Coritiba/Cancun, sub-15, conquistaram, também em 2009, a Taça Paraná de Futsal Feminino. Mais uma vez a defesa e o ataque coxa-branca se destacaram como os melhores do campeonato.