Coritiba tenta reabilitação fora de casa

O Coritiba entra em campo hoje para buscar a reabilitação e tentar melhorar o desempenho do ataque, um dos piores da Segundona e uma preocupação para técnico e jogadores. Apesar de o Alviverde estar na segunda colocação, a sua artilharia não tem incomodado muito os adversários – é o quarto pior em gols marcados na competição. Por isso, a meta é começar a acertar a pontaria contra o Santo André para que o lugar no G4 não seja ameaçado. O confronto contra o Ramalhão está programado para as 16h, no Estádio Bruno José Daniel.

?Isso (um dos piores ataques) preocupa, assim como levar três gols numa partida, perder as chances que nós perdemos. Eu acho que é uma equipe que vem criando bastante?, avalia René Simões. Para ele, não adianta apenas ficar criando se as jogadas não forem concluídas com precisão. ?Se você pegar todos os jogos, vai ver que a equipe vem criando, mas isso não é suficiente, não me deixa satisfeito e não resolve o nosso problema. Temos que criar e que finalizar, então é óbvio que isso preocupa e muito?, aponta.

De acordo com Gustavo, artilheiro da equipe, com quatro gols, está faltando uma aproximação maior do meio-de-campo com o ataque. ?A equipe defende muito bem, com bastante gente, agora tem que atacar com um pouco mais de ambição, aproximar até os volantes para fazer mais gols?, aposta. Ele também acredita que o entrosamento pode melhorar o desempenho ofensivo do ataque. ?A partir do momento que você vai conhecendo o jeito de jogar de cada um, vai pegando ritmo de jogo e isso ajuda bastante?, destaca.

Na visão de Ânderson Gomes, o trabalho do dia-a-dia fará a equipe acertar a pontaria. ?A gente está se esforçando. Sempre fazemos o trabalho de finalização, mas é como o professor René diz, para a gente entrar um pouquinho mais concentrado e fazer os gols e conquistar as vitórias que o Coritiba precisa?, diz o atacante. Além de Gustavo, com quatro gols, Túlio, Douglas Silva, Keirrison e Ânderson Lima marcaram duas vezes cada e Chumbinho e Henrique Dias fizeram um gol cada um.

Com uma média de apenas 1,27 gol por partida, aumentar essa média, principalmente, com uma vitória sobre o Santo André é mais do que providencial. Com 19 pontos em 33 possíveis, o Coritiba está com 58% de aproveitamento e na segunda colocação. No entanto, uma derrota pode fazer o time do Alto da Glória despencar na tabela e baixar o desempenho na Série B para 53%, número insuficiente para o time voltar à primeira divisão.

Apesar de não estar 100%, Douglas Silva é a aposta de René Simões

Foto: Valquir Aureliano

Lateral, que ficou parado por quase um mês, ganha confiança do treinador por ter uma saída de bola mais qualificada.

Mesmo sem o ?tanque cheio?, o lateral-esquerdo Douglas Silva ganha a confiança do técnico René Simões. Após quase um mês entregue ao estaleiro, o jogador volta a vestir a camisa 6 e é uma das principais novidades da equipe para a partida de hoje contra o Santo André. ?Não está com o tanque cheio de combustível, mas é um jogador de muita qualidade, tem um bom passe e incorpora aquilo que a gente está querendo, que é a bola saindo redonda de trás?, elogia o treinador do Coritiba.

Com o moral em alta com René, Douglas quer recuperar o tempo perdido. ?Fiquei 24 dias parado, mas a vontade é grande e, se o professor optar por mim mesmo, estou aí para ajudar o Coritiba?, garante. E como bom aluno, ele assume a filosofia do ?invisível?, que dá importância a todos os jogadores, mesmo que não estejam em evidência. ?Ele passa isso aí para todo mundo, para todos se sentirem importantes no grupo e assim todo mundo fica confiante e sempre disposto a trabalhar com vontade?, revela.

Junto com Douglas, René promove as voltas de Ânderson Lima e Leandro, que cumpriram suspensão e também aposta em Ânderson Gomes e Marlos para as vagas de Henrique Dias e Diogo, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. No banco, o treinador terá o goleiro Vanderlei, o zagueiro Felipe, o lateral Fabinho, o volante Rodrigo Mancha, os meias Caio e Chumbinho e os atacantes Ígor e Keirrison à disposição. Um deles será cortado antes da partida.

CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE B

12.ª Rodada

Santo André x Coritiba

Santo André

Júnior Costa; Alexandre, Cesinha, Douglas e André Luiz; Fernando, Ramalho, Bruno (Marcelinho Carioca) e Luciano Bebê; Chico Marcelo e Fábio Luís.

Técnico: Sérgio Soares.

Coritiba

Edson Bastos; Ânderson Lima, Henrique, Leandro e Douglas Silva; Careca, Pedro Ken, Caíco e Marlos; Ânderson Gomes e Gustavo.

Técnico: René Simões.

Local: Bruno José Daniel (Santo André)

Horário: 16 horas

Árbitro: Marco Antônio Martins (SC)

Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Claudemir Maffessoni (SC)

Voltar ao topo