Foto: Valquir Aureliano/O Estado

O atacante Alberto tem a confiança do técnico Bonamigo para tentar marcar gol em Santo André.

De olho na liderança isolada, o Coritiba enfrenta hoje à tarde o Santo André.

A partida é válida pela 8.ª rodada da Série B do Brasileiro e acontece às 16h, no estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP). O Coxa tenta também mostrar que a boa fase não é passageira.

O time que vai encarar o desafio é o mesmo que começou a partida contra o Ituano e que arrancou aplausos da torcida alviverde após a vitória por 3 a 1.

?O momento do Coritiba é especial e temos que saber valorizá-lo?, explica o técnico Paulo Bonamigo.

O treinador estabeleceu uma meta nada modesta para os três jogos antes do recesso da Copa do Mundo (Santo André, Ceará e Marília): quer 100% dos pontos e o time na ponta da classificação. Proposta imediatamente aceita pelo grupo. ?Temos que respeitar o Santo André, mas o objetivo são os três pontos. Isso nos dará tranqüilidade, para que possamos nos manter no topo da tabela?, afirma o atacante Eanes.

Para que a liderança isolada chegue já nesta rodada, o Coxa tem que torcer contra Sport e Ituano. Assim como o time do Alto da Glória, ambos somam 14 pontos. Hoje, o time pernambucano vai a Belém, enfrentar o Paysandu. A equipe de Itu recebe o São Raimundo.

Mas como o tropeço dos rivais não adianta nada sem uma vitória alviverde, marcar gols será uma obsessão para o Coritiba hoje. Responsabilidade maior para o centroavante Alberto, que passou em branco nas duas últimas rodadas.

?Estou procurando me dedicar ao máximo, até fugindo um pouco das características. Não tem problema nenhum, sair da área, ajudar a marcar. No final, dando tudo certo, ninguém falará que foi uma atuação feia. Falarão que o grupo é forte, é de chegada?, acredita o artilheiro coxa-branca na Segundona, com três gols.

Para ir às redes adversárias, um dos pontos fortes do Coxa no ABC Paulista será as jogadas de bola parada, exaustivamente treinadas durante a semana.

?O professor( Bonamigo) vem trabalhando muito isso. No último jogo, tomamos um gol de bola parada (escanteio) e isso não pode se repetir. Temos que usar essa jogada a nosso favor?, diz o meia Caio.

A dedicação do elenco aos treinos foi elogiada pelo treinador. ?Todo o esforço da rapaziada, a dedicação que eles estão tendo, tem que colocar em prática nesses 90 minutos. É bom ter um vestiário vitorioso, um ambiente como a torcida nos colocou na terça-feira, deixando todos muito motivados e animados.

Se conseguirmos uma nova vitória, para o jogo seguinte o impacto positivo será muito bom?, finaliza Bonamigo.

Wilton voltou a jogar bem

O jogo de hoje pode confirmar a recuperação de mais um jogador do Coritiba após a chegada de Paulo Bonamigo. Destaque na vitória contra o Ituano, o lateral Wilton Goiano, antes contestado pela torcida, quer aproveitar a boa fase coxa-branca para se firmar no time titular.

Paraná-Online – Primeiro foi o Ricardinho, que se destacou contra o Brasiliense. Depois foi sua vez, contra o Ituano. O sistema 3-5-2 implantado pelo Bonamigo está ajudando os laterais?
Wilton Goiano – Ajuda muito. Quando a gente tem três zagueiros lá atrás, fica com mais tranqüilidade para atacar, já que tem cobertura. No esquema que a gente vinha jogando, no 4-4-2, os laterais ficam mais limitados para apoiar o ataque. Agora a gente ganhou mais liberdade e com isso a gente aparece mais.

Paraná-Online – Qual é a expectativa do grupo para essa partida em Santo André?
Wilton Goiano – Nossa equipe tem um objetivo importante, que é terminar esta parte da competição, antes da Copa do Mundo, em primeiro lugar. Então, temos que buscar três pontos para que nosso objetivo continue aceso.

Paraná-Online – O otimismo que tomou conta do elenco após os últimos resultados pode atrapalhar o Coxa hoje?
Wilton Goiano – Não, estamos conscientes.

O grupo está bastante animado, mas sabemos que será uma partida difícil. Porém, temos condições de voltar com uma nova vitória.

CAMPEONATO BRASILEIRO ­ SÉRIE B
8.ª rodada
Árbitro: Juliano Lopes Lobato (MG)
Assistentes: Eduardo Henrique Vieira Campos (MG) e Wenderson Mozzer (MG)
Local: Bruno José Daniel, em Santo André (SP)
Horário: 16h

SANTO ANDRÉ x CORITIBA

Santo André
Marcelo Bonan; Alexandre, Ozéia, Gabriel e Pará; Bruno, Emerson, Makelele e Vânder. Elton e Cadu. Técnico: Ruy Scarpino.

Coritiba
Kléber; Henrique, Índio e Marcelo Batatais; Wilton Goiano, Márcio Egídio, Jackson, Caio e Ricardinho; Eanes e Alberto. Técnico: Paulo Bonamigo.