Coritiba retoma fórmulas para vencer Corinthians

Seria a forma ideal de recuperação. O Coritiba enfrenta hoje o terceiro time paulista (e rival na luta pelas primeiras posições) seguido. Desta vez é o Corinthians, time que vive situação mais complicada que o Cori, e que por conseqüência está mais pressionado. Para vencer esta tarde (16h, no Morumbi), o técnico Paulo Bonamigo tenta reafirmar as fórmulas que levaram a equipe às primeiras posições do campeonato brasileiro: a manutenção da base e o “erro zero”.

Na quinta posição, o Coritiba não caiu muitas posições com as derrotas para São Paulo e Santos. Mas outro insucesso poderia fazer estragos na campanha alviverde -um simples empate, que poderia ser um bom resultado, pode deixar o Cori na nona colocação. Perder para o Corinthians poderia acarretar a mesma queda, com a agravante de mais equipes se aproximarem. Para completar, os ponteiros podem se afastar ainda mais.

Por isso um bom resultado em São Paulo é tão importante. “Respeitamos o Corinthians, mas precisamos jogar para ganhar”, comenta Bonamigo. Por isso ele não muda a formatação tática da equipe, que terá os retornos de Reginaldo Nascimento e Tcheco, que cumpriram suspensão automática na quarta. “Os jogadores já conhecem há um bom tempo a forma de jogo, e não é interessante mudar toda hora”, justifica o treinador.

E a “manutenção do sistema” faz Bonamigo sacar Nivaldo, mesmo que o zagueiro tenha sido um dos melhores da equipe contra o São Paulo. “Ele está pedindo passagem, e vai ter mais oportunidades”, explica o treinador. Nas alas, jogarão Ceará e Lira – este último fazendo com que o Cori tenha a estratégia do ?médio-ala?, só que agora pela esquerda. “O Lira foi muito bem na quarta, e abre uma nova possibilidade de jogada pelo lado”, resume o técnico alviverde.

Se vai jogar com a mentalidade ofensiva, Bonamigo também quer atenção na marcação. “No jogo contra o São Paulo, nós deixamos o adversário jogar. Erramos no posicionamento, uma coisa que dificilmente acontece”, ainda lamenta. No Morumbi, a idéia é fechar os espaços na saída de jogo corintiana, inclusive com Lima e Edu Sales ajudando. “Não vamos poder relaxar um instante sequer”, avisa o treinador.

Principalmente nas bolas alçadas à área, apesar do Corinthians não contar mais com Liédson e Fábio Luciano, que eram as grandes armas nos cruzamentos. “Ainda assim, eles têm uma jogada forte na primeira trave. Temos que ficar espertos”, admite o capitão Edinho Baiano. Tais cuidados remetem ao projeto “erro zero”, que Bonamigo não quer ver esquecido esta tarde. “Quando jogamos com atitude, dificilmente somos derrotados. Com equilíbrio e sem errar, podemos deixar São Paulo com uma vitória”, promete.

Geninho também perde Liédson

São Paulo  (AE) – O Corinthians enfrenta o Coritiba tentando encerrar de maneira feliz uma das semanas mais tumultuadas dos últimos tempos no clube. Nos últimos dias, o torcedor assistiu ao que pode ser o início de um desmanche.

O clube não chegou a um acordo financeiro com o Prudentópolis, detentor dos direitos federativos do atacante Liedson, e liberou o jogador para negociar com o Dínamo de Kiev, na Ucrânia. Leandro Amaral deve substituí-lo.

Com problemas, o técnico Geninho tenta manter a calma, mas não será fácil. Além da ausência de Fábio Luciano, que viajou para a Turquia onde pretende acertar sua transferência para o Fenerbahçe – o treinador não terá os volantes Fabinho e Fabrício. Os substitutos serão Cocito -que ganha nova chance – e o garoto Wendell. Na zaga, Geninho escalou César para atuar ao lado de Anderson.

CAMPEONATO BRASILEIRO
CORINTHIANS X CORITIBA

Corinthians: Doni; Rogério, César, Anderson e Moreno (Fininho); Cocito, Wendell, Jorge Wagner e Leandro; Leandro Amaral e Gil. Técnico: Geninho

Coritiba: Fernando; Ceará, Danilo, Edinho Baiano e Lira; Reginaldo Nascimento, Roberto Brum, Tcheco e Lima; Marcel e Edu Sales. Técnico: Paulo Bonamigo

Súmula
Local: Morumbi (São Paulo-SP)
Horário: 16h
Árbitro: Álvaro Azeredo Quelhas (FIFA-MG)
Assistentes: Rodrigo Otávio Baeta (MG) e Edgar Sales de Abreu (MG)

Voltar ao topo