Foto: Valquir Aureliano/Tribuna
Caio vai começar jogando amanhã pela primeira vez na Série B.

O Coritiba já está pronto para enfrentar a Portuguesa, amanhã, no Couto Pereira, pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Para apagar a má impressão deixada no empate em 1 a 1 com o Guarani e conquistar a segunda vitória na competição, o Coxa terá que passar por um adversário que historicamente dá trabalho ao time do Alto da Glória.

A única dúvida do técnico Estevam Soares acabou no início da noite de ontem.

O atacante Alberto, que chegou na quarta-feira, participou dos treinamentos entre os titulares, teve seu registro na CBF confirmado. Seu nome apareceu na última edição do Boletim Informativo Diário (BID) ontem e ele vai para o jogo.

Outra novidade será a entrada de Caio desde o início da partida, no lugar de Eanes. Nas duas últimas partidas, ainda sem a forma física ideal, o meia ficou no banco, entrando na segunda etapa. Agora, o principal destaque do Coxa em 2005 está pronto para retomar sua posição na equipe titular. ?Fiquei mais de três meses parado, só treinando na academia, mas isso não dá condições de se apresentar em forma. Agora, já estou bem preparado. Só falta pegar ritmo de jogo e isso só se consegue jogando?, diz Caio.

Nas demais posições, Estevam confirmou a mesma equipe que tropeçou diante do Guarani, na última rodada. Outras alterações testadas durante a semana, como Pedro Ken na lateral direira e Anderson Gomes no ataque, podem ser usadas no segundo tempo.

Retrospecto

O confronto entre Coritiba e Portuguesa é marcado pelo equilíbrio. Em 23 partidas, são oito vitórias do Cori, contra nove da Lusa. Um dos duelos não sai da memória do torcedor coxa-branca.

Em 1998, o Coxa topou com o time paulista nas quartas-de-final do Brasileirão. No primeiro jogo, em São Paulo, a Lusa venceu por 3 a 1. A segunda partida, no Couto Pereira, terminou com o placar de 0 a 0.

A decisão seria no terceiro round, novamente no Couto. O Coxa conseguiu fazer os 2 a 0 que o garantiriam na semifinal. Mas aos 42? do segundo tempo, o time paulista marcou seu gol e empatou logo em seguida, acabando com o sonho da galera coxa-branca de disputar mais um título nacional.

Amanhã, a situação será totalmente diferente, mas os jogadores do atual elenco alviverde sabem que a dificuldade será a mesma. ?Não podemos repetir os mesmos erros que tivemos contra o Guarani. A Portuguesa será um adversário muito difícil e temos que estar atentos para não sermos surpreendidos?, diz o lateral Andrezinho.

Germano recupera forma no CT da Graciosa

O volante Germano não foi confirmado como reforço do Coritiba, mas já está treinando no CT da Graciosa. O jogador, que está deixando o São Caetano, vai usar a estrutura do Coxa para se recuperar de uma contusão. Quando estiver em condições de jogar, ele deve assinar contrato com o time do Alto da Glória.

Germano, de 25 anos, trabalhou com Estevam Soares no Azulão e tem a confiança do treinador. Mesmo assim, o diretor de futebol do Cori, Capitão Hidalgo, não confirma sua contratação. ?Ele está fazendo trabalhos físicos no CT, mas isso não significa que é nosso jogador?, afirma.

Enquanto sua situação não é definida, o jogador quer aproveitar ao máximo as instalações alviverdes.

?Eu já conhecia a boa estrutura do Coritiba e pedi esta força ao Estevam. Aqui terei condições de voltar à boa forma física e estarei entre amigos?, comemora.