O Coritiba escolheu o estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais, para mandar o clássico contra o Paraná Clube, pela última rodada da Taça Dirceu Krüger, no dia 31 de março. Essa quinta-feira (21) era o último dia para indicar o palco da partida e o Coxa esperou praticamente até o último momento para definir o palco da partida.

Casa do Verdão, o Couto Pereira receberá o show do inglês Paul McCartney, no dia 30 de março, um dia antes do confronto, e, por isso, não poderá ser utilizado. A diretoria alviverde visitou o também conhecido Xingu na terça-feira (19), aprovou o gramado sintético e fez a solicitação à Federação Paranaense de Futebol (FPF) para o Paratiba ser realizado na região metropolitana de Curitiba.

+ Leia também: Oposição na eleição da FPF quer aumentar número de times no Estadual

O Coxa chegou a ter outras opções. O Ecoestádio Janguito Malucelli era o preferido, mas a falta de laudos impediu a realização do confronto. O Germano Krüger, em Ponta Grossa, também esteve acordado, mas brigas entre torcidas motivou a Polícia Militar (PM-PR) a sugerir que o jogo não tivesse torcedores. O Operário acatou e falou que deixaria o estádio à disposição apenas com os portões fechados.

Estádio receberá pela primeira vez o clássico. Foto: Átila Alberti
Estádio receberá pela primeira vez o clássico. Foto: Átila Alberti

Dessa forma, a cúpula do Coritiba procurou a Secretaria de Esportes de São José dos Pinhais para saber sobre a situação dos laudos. A documentação, de acordo com o órgão, está em dia até o final deste ano. Dessa forma, com as outras opções que não agradavam totalmente, o Alviverde analisou o pisto sintético do Pinhão, que é semelhante ao da Arena da Baixada. A única diferença é no composto localizado entre os fios da grama, ou seja, tem a tradicional ’borrachinha’ dos campos sintéticos e não mantém a mesma temperatura com o calor.

+ Confira a classificação completa e a tabela de jogos da Taça Dirceu Krüger

Com a aprovação do gramado, assim como o acesso da praça esportiva, o Verdão resolveu escolher o estádio que tem capacidade para 3.840 pessoas e é a casa do Independente São-Joseense, para abrigar um clássico do Estado pela primeira vez. Além da equipe da Divisão de Acesso, o Xingu recebia partidas do Malutrom, que depois virou J. Malucelli, no fim dos anos 1990 e início dos anos 2000.

Confira a nota oficial do Coritiba:

Caros associados e torcedores do Coritiba,

Muitos acompanharam pela mídia as notícias sobre o local do Para-Tiba do dia 31/03, que não poderá ser realizado no Couto Pereira em virtude do show do Paul McCartney (30/03). Cabe, portanto, ao Conselho Administrativo informar a todos como foi esse processo e a escolha do local.

Inicialmente, as praças esportivas à disposição seriam aquelas sem partidas na última rodada do 2º turno do Estadual: Cianorte, Toledo e Ponta Grossa. Por conta da distância, iniciaram-se tratativas com a diretoria do Operário, que prontamente colocou o Germano Krüger à disposição. Todavia, após o jogo Coritiba x Operário lá, veio a informação de que, por questões de segurança, a partida teria que ser realizada sem torcida. 

Diante desse inconveniente, a iniciativa foi a de viabilizar o clássico com presença de torcedores em algum estádio de Curitiba ou da Região Metropolitana. Por questões financeiras ou falta de laudos os estádios Atílio Gionédis (Internacional de Campo Largo) e Janguito Malucelli (J. Malucelli) foram descartados.

O estádio que atendeu todas as condições de laudos, segurança e estrutura para os torcedores foi o Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais, que nesta data de 21/03 foi indicado para a realização do clássico.

O Conselho Administrativo do Coritiba agradece a todos que colaboraram nesse processo, em especial às diretorias do Internacional Esporte Clube de Campo Largo, do J. Malucelli, do Operário Ferroviário Esporte Clube, à Federação Paranaense de Futebol e à Prefeitura de São José dos Pinhais.

Conselho Administrativo do Coritiba Foot Ball Club

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!