Coritiba homenageia maior presidente com um livro

O Coritiba e o futebol paranaense vão finalmente prestar uma homenagem à figura mais emblemática de sua história. Na segunda, os jornalistas Vinícius Coelho e Carneiro Neto lançam O Campeoníssimo, a biografia de Evangelino da Costa Neves, o presidente de clube com mais títulos no estado. A festa acontecerá no hall de entrada de Tribuna de Honra do Couto Pereira – o Coxa está bancando a homenagem.

A história de Evangelino, o “Chinês”, está ligada ao Coritiba nos últimos quarenta anos. “Tudo começou em 1966, quando eu era repórter da Tribuna e de O Estado do Paraná. Estava com o Munir Calluf (então diretor de futebol) e aí chegou um sujeito de terno de linho branco. Perguntei quem era e o Munir disse que era o ?Chinês?, o novo diretor de relações públicas, e que eu ainda ia ouvir falar muito dele”, conta Carneiro Neto.

Previsão certeira de Calluf. Neves foi presidente do Coxa em três oportunidades, somando mais de vinte anos no comando do clube. E na mão dele o time conseguiu suas maiores conquistas, como o título brasileiro de 85, o Torneio do Povo de 73, a Fita Azul e o hexacampeonato estadual entre 71 e 76. “Teve uma hora que eu cheguei a propor o arrendamento de um carro de bombeiros”, conta o ex-presidente.

Mesmo com tantos títulos, Evangelino ainda não teve a homenagem que merecia. “O que ele fez para o Coritiba e para o futebol paranaense não tem preço”, resume Vinícius. “Por isso a idéia do livro. Desde que ele saiu da presidência (em 95) de uma forma meio abrupta, eu já tinha esse pensamento. E ele merece esse reconhecimento”, lembra Carneiro, citando a quase ausência do nome do ex-presidente no livro comemorativo dos 90 anos do Coxa.

O projeto do livro só seguiu em frente graças ao apoio dos amigos do “Chinês”. “Este trabalho foi feito por causa do esforço das pessoas que gostam do Evangelino. E o livro está aí porque a gráfica da Universidade Tuiuti nos deu o apoio necessário para a impressão”, comenta Vinícius Coelho, que também é um personagem da história de Neves. “A gente conta histórias, e em algumas delas eu participo, assim como o Carneiro”, reconhece o colunista da Tribuna do Paraná.

A intenção dos jornalistas não era escrever uma extensa biografia. “Nós poderíamos escrever muito mais, talvez o triplo do tamanho. Mas, em um livro sobre um esportista, a idéia é algo leve, de leitura rápida e de preço acessível aos leitores”, comenta Carneiro. Algo que já serve para lembrar a vida de um presidente que mudou a história do Coritiba. “A essa altura da vida, eu recebo uma homenagem dessa. Estou muito emocionado”, resume o “Chinês”.

Serviço

A festa de segunda não é fechada para os convidados. “É a hora da homenagem da torcida ao Evangelino. O convite é para todos os coxas e para toda os amantes do futebol paranaense”, diz o conselheiro Celso Moreira, ligado ao ex-presidente. O Campeoníssimo, editado pela Coração Brasil, tem 232 páginas e terá distribuição pela Ghignone. O livro estará a venda nas principais livrarias e bancas de revistas de Curitiba, custará 20 reais e todos os direitos serão repassados dos autores para Neves.

Viagem para Foz do Iguaçu no Sábado

Finalmente se definiu a viagem do Coritiba para Foz do Iguaçu. Tendo que se adaptar aos desígnios dos hotéis e empresas de aviação, que vivem a euforia do feriado da Proclamação da República, a delegação coxa transferiu sua saída para a tríplice fronteira para o sábado, às 13h. Enquanto isso, o técnico Paulo Bonamigo segue comandando treinamentos no CT da Graciosa.

Como os hotéis de Foz estão cheios, a intenção coxa ficou inviabilizada. “O fluxo de turistas aumentou bastante, e por isso adiamos nossa viagem”, explica o coordenador técnico Sérgio Ramirez. Dessa maneira, os jogadores treinam hoje e amanhã, e viajam sábado, às 13h, ficando concentrados no Mabu Thermas e Resort. A princípio, o retorno está marcado para quinta (dia 20), mas ainda se negocia a permanência por mais um dia.

Voltar ao topo