Coritiba está garantido na Copa Sul-Americana

É grande a possibilidade de dois clubes paranaenses participarem da Copa Sul-Americana de 2004. Além do Coritiba, que já está assegurado na competição, o Paraná Clube segue lutando por uma das oito vagas em disputa no campeonato brasileiro. O cálculo foi feito com exclusividade pelo matemático gaúcho Tristão Garcia, a pedido da Tribuna do Paraná, e mostra pela primeira vez as probabilidades de classificação para a Copa, que vive agora a fase de quartas-de-final.

Apesar de parecer complexa, a distribuição das doze vagas feita pela CBF atende a dois rankings. O primeiro é o de disputas continentais, feito pela Conmebol, e que garante quatro times na Sul-Americana 2004: Grêmio, São Paulo, Flamengo e Cruzeiro. As vagas restantes serão dadas para os oito melhores times do Brasileiro, excluindo-se os citados acima. “Nesse aspecto, a lógica é a mesma dos cálculos da Libertadores”, comenta Tristão.

Por isso, neste momento até o 11.º colocado, que é justamente o Paraná, entraria na Sul-Americana. E daí parte a conta de Tristão Garcia. “Resumindo, o cálculo consiste na possibilidade das equipes terminarem entre os dez primeiros, ou entre os onze, caso do Flamengo fique entre os primeiros”, resume o matemático. Isso porque, segundo ele, não há mais chance de Cruzeiro e São Paulo caírem de rendimento. “Só com um desastre absoluto”, considera.

Assim, Garcia partiu para as combinações dos últimos 84 jogos do brasileiro (as sete rodadas com doze jogos cada). “São muitas contas, porque cada resultado de jogo abre uma nova série. Por exemplo, um empate em um jogo do Coritiba tem que ser combinado com os resultados possíveis no jogo do Paraná. E assim sucessivamente. E essas combinações são mais ricas que qualquer coisa que eu possa falar”, explica.

Cálculos feitos, Tristão garante que seis times estão totalmente assegurados na sul-americana – os quatro pré-classificados, Santos e Coritiba. “Até haveria possibilidade de o Coritiba não entrar, mas elas são tão desprezíveis que não são consideradas”, explica. Isso porque, com 65 pontos, o Coxa está muito perto do “número mágico” para a classificação, que é de 67 pontos. “E mesmo com 65 os clubes podem se garantir”, ressalva o matemático. Além deles, Atlético-MG, São Caetano e Internacional estão praticamente certos na competição.

Ficariam três vagas em disputa para nove equipes, entre elas o Paraná, que tem 47% de possibilidades de ir à Sul-Americana. “As chances do Paraná se classificar são boas”, diz Garcia. A luta tricolor (que trabalha com o mesmo “número mágico” do professor gaúcho) é com Criciúma, Goiás, Guarani (esses três com maior porcentagem), Corinthians, Vitória, Figueirense, Vasco e Atlético, que tem apenas 2% de probabilidades.

Voltar ao topo