Coritiba esquece as vantagens

Vantagem sim, mas administração não. O Coritiba não quer pensar em jogar pelo empate na partida de amanhã, às 20h30, contra o Malutrom, no Couto Pereira. Para o técnico Paulo Bonamigo, quem pensa em segurar resultados acaba se complicando, e campanhas passadas exemplificam isso. E, em uma fase que não permite erros, o Cori não quer dar chance ao azar.

Por sinal, o Coritiba tem vantagens garantidas apenas até a semifinal. O regulamento do campeonato paranaense prevê que cada fase terá uma nova somatória de pontos. Quer dizer: os pontos das partidas de quarta-feira serão somados aos da primeira fase, e se alguma equipe ultrapassar seu adversário de semifinal, terá as vantagens do mando de campo no jogo decisivo e de jogar por dois resultados iguais.

Exemplificando: se o Cori empatar contra o Malutrom, enfrenta Atlético ou Londrina com as vantagens adquiridas. Empatando os dois jogos da semifinal, a somatória alviverde será de 25 pontos. Se o Paranavaí vencer o Maringá e depois vencer as duas partidas da fase seguinte, atinge 27 pontos e joga a final contra o Coritiba por dois empates e decidindo no estádio Valdomiro Wagner.

Por isso, o técnico Paulo Bonamigo exige vitória na partida de amanhã – até pelo fato de somar mais três preciosos pontos na conta para as fases seguintes. “Quem joga pelo empate acaba perdendo”, resume o treinador, que aproveita para pedir ?espírito de campeão? para o elenco. “Agora não podemos mais falhar, porque todo jogo é decisivo. O time precisa ter espírito de campeão para chegar mais longe”, comenta.

O treinador quer, na verdade, que os jogadores não percam os objetivos de vista. Como é natural, já se comenta um possível clássico Atletiba na semifinal, mas Bonamigo nem pensa nisso – e o elenco entendeu o recado. “A torcida pode falar, mas antes precisamos vencer o Malutrom. Não adianta pensar no Atlético se nós nem passamos pelas quartas-de-final”, diz o meio-campista Roberto Brum.

E com a ascensão adversária, o Coritiba volta à situação que pretendia – de não-favorito ao título. “Quem criou isso foi a nossa série invicta e a imprensa mas nós nunca nos colocamos como principais candidatos”, explica Bonamigo. Dessa forma, o Cori assume um pragmatismo para a fase decisiva – o negócio é caminhar passo a passo. “Nosso primeiro objetivo é vencer o Malutrom. Depois, vamos ver no que vai dar”, diz Bonamigo.

Edu Sales não enfrenta Malutrom

Problema. O técnico Paulo Bonamigo não poderá contar com o atacante Edu Sales na partida de amanhã contra o Malutrom. O jogador está lesionado, e apesar das chances ?remotas? divulgadas pelo departamento médico, é certo que Edu vai desfalcar a equipe. Sem jogador da mesma característica, o treinador vai ter que alterar em parte o estilo de jogo da equipe.

O favorito para ocupar a vaga do destaque coxa no jogo de sábado contra o Paranavaí é Alexandre Fávaro. O meio-campista, na verdade, entraria no meio-campo, ?empurrando? Lima para o ataque. Segundo Bonamigo, é a formação que mais se assemelha a forma atual do Cori jogar. Marco Brito é a segunda opção do treinador. (CT)

Adriano convocado para a seleção brasileira sub-20

Ele conseguiu. Depois de ser preterido nas últimas convocações, o lateral-esquerdo Adriano é uma das novidades da seleção brasileira sub-20 que vai disputar o mundial da categoria nos Emirados Árabes. Aos 18 anos, o jogador atinge o ponto mais alto da curta carreira como profissional. E realiza um sonho que ele mesmo confessara ser o mais importante neste 2003.

As boas atuações do lateral no último campeonato brasileiro foram elogiadas não só no Paraná – romperam fronteiras, lideradas pelo então técnico do Corinthians Carlos Alberto Parreira. Hoje na seleção principal, o técnico segue sendo um dos principais admiradores de Adriano. Parreira esteve ontem com Valinhos, técnico da seleção sub-20, em reunião que antecedeu à convocação.

E a chance enfim chegou para Adriano. “Estou muito feliz, principalmente porque esse era um desejo antigo”, comemora o lateral, que vive sua melhor fase, inclusive marcando gols (já foram dois nesta temporada). Ele disputará vaga com o atleticano Jean, que também foi chamado. “É muito legal, e pretendo ter uma disputa boa com ele.”

Adriano se apresenta na próxima segunda, e treina até o dia 5 de março em Teresópolis. De lá a delegação brasileira segue para a Malásia, onde se prepara até o dia 18. O Mundial acontece entre 25 de março e 16 de abril – portanto, Adriano está fora da reta final do campeonato paranaense.

Estrela

Entre os destaques do Sul-Americano da categoria, o atacante Dagoberto e o lateral Jean, ambos do Atlético, também estarão no campeonato mundial. Além dos paranaenses, a lista tem os seguintes jogadores: os goleiros Fernando Henrique (Fluminense) e Fabiano Heves (Internacional); os zagueiros André Bahia (Flamengo), Alcides (Mirassol) e Irineu (Cruzeiro); os laterais Daniel (Sevilla) e Jancarlos (Fluminense); os meias Diego, Alceu (Palmeiras), Bruno (Grêmio), Cleiton Xavier (Inter), Dudu (Vitória), Wendel (Corinthians) e Carlos Alberto (Fluminense); e os atacantes Wagner (Palmeiras), William (Santos) e Daniel Carvalho (Inter). (CT)

Voltar ao topo