O Coritiba confirmou o título da Série B do Campeonato Brasileiro neste sábado. Primeiro a conquistar o acesso à Série A, o time paranaense empatou por 2 a 2 com o Icasa, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte (CE), e foi beneficiado pela derrota do Bahia para o Santo André, por 2 a 1, em Salvador, pela 37.ª e penúltima rodada.

Com 71 pontos, o Coritiba tem vantagem de seis pontos sobre o Bahia, faltando somente uma rodada a ser disputada. Dessa forma, a equipe paranaense garantiu seu segundo título da Segunda Divisão – também venceu em 2007. A festa, porém, será somente na última rodada, quando o Coxa vai encarar o Guaratinguetá, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba.

O Icasa, que já não corria riscos de rebaixamento, conquistou apenas mais um ponto na Série B. Com 48, ocupa o 13.º lugar e segue no meio da tabela, já de olho na próxima temporada. Na última rodada, a equipe enfrentará o Ipatinga, fora de casa.

Coritiba e Icasa fizeram um bom e movimentado primeiro tempo. O time da casa abriu o placar aos 12 minutos, com Júnior Xuxa, mas o lance foi anulado por falta do meio-campista. Indignado, o mesmo Xuxa colocou o Icasa em vantagem aos 19 minutos, em bela cobrança de falta. O empate do Coritiba aconteceu somente aos 43 minutos do primeiro tempo. Marcos Aurélio passou por três e bateu forte.

No segundo tempo, apenas um time jogou: o Icasa. Aos 27 minutos, Assisinho avançou pelo meio e lançou Leozinho, que tocou na saída do goleiro Edson Bastos e parecia confirmar a vitória. No entanto, o Coritiba evitou a derrota ao arrancar o empate, desta vez com Geraldo, aos 42 minutos.

Ficha Técnica:

Icasa 2 x 2 Coritiba

Icasa – Marcelo Pitol; Thiago, Luiz Gustavo e Marcelo Mineiro; Marcos Vinícius, Paulo Foiani (Panda), Guto, Júnior Xuxa (Michel) e Carlinhos; André Neles (Leozinho) e Assisinho. Técnico: Flávio Araújo.

Coritiba – Edson Bastos; Ângelo (Lelê), Jeci (Dudu), Cleiton e Lucas Mendes; Leandro Donizete, William, Tcheco (Geraldo) e Rafinha; Marcos Aurélio e Leonardo. Técnico: Ney Franco.

Gols – Júnior Xuxa, aos 19, e Marcos Aurélio, aos 43 minutos do primeiro tempo. Leozinho, aos 27, e Geraldo, aos 42 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Luiz Gustavo, Thiago, Marcos Vinicius, Guto, Cleiton, Leonardo, Marcos Aurélio, Rafinha.

Árbitro – Claudio Mercante (PE).

Renda e público – Não divulgados.

Local – Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte (CE).