Foto: Orlando Kissner/Tribuna
Diogo, Djames, Anderson Gomes, Júlio Madureira e Mancha correm para tentar entrar em forma.

Um ano realmente novo. É isso que o Coritiba espera ter começado ontem. Pela primeira vez reunido após o fim do Campeonato Brasileiro, o elenco alviverde voltou ao CT da Graciosa com novidades.

continua após a publicidade

Os meias Diogo e Júlio Madureira, e os atacantes Ludemar e Vinícius foram apresentados como os novos reforços do Coxa. E as caras novas não param de chegar. Amanhã, é a vez de o meia Guaru desembarcar no clube.

Guaru estava no Bahia, onde se destacou no campeonato estadual do ano passado, conquistando a vice-artilharia, com oito gols. Também foi bem na Copa do Brasil, chegando a marcar dois gols olímpicos. Com ele, o Coxa chega ao número de 12 reforços contratados desde o final da última temporada.

Dos jogadores que chegaram ontem, um já é conhecido da torcida. Pelo menos pelo sobrenome. Júlio Madureira é filho de Mauro Madureira, famoso jogador dos anos 80, com passagem marcante pelo próprio Cori. ?Agora tenho a oportunidade de jogar em uma equipe grande, onde meu pai jogou também. A gente sente a pressão, mas ao mesmo tempo é gratificante representar esse clube e uma nova geração da família?, diz Júlio, que retorna ao Brasil após duas temporadas no futebol português.

continua após a publicidade

Diogo também estava em Portugal, jogando pelo Porto, e chega ao Coritiba em busca de reconhecimento no futebol brasileiro. ?Estou muito confiante e muito feliz em jogar pelo Coritiba. Aprendi muito na Europa, o futebol é bem diferente lá. Agora só preciso me adaptar de novo ao futebol brasileiro para corresponder às expectativas?, acredita o meia.

Dos reforços apresentados ontem, o mais experiente é o atacante Ludemar. Aos 26 anos, o jogador já rodou bastante, com passagens pelo interior paulista e também por Portugal. ?Estou aqui para ajudar o Coritiba a subir de volta para a primeira divisão. Vou procurar o meu espaço e tentar marcar os gols necessários para o clube a conquistar os títulos?, garante.

continua após a publicidade

Já Vinícius fez toda sua carreira no interior de São Paulo, com uma boa passagem pelo Rio Branco, de Americana. ?Não sou conhecido em Curitiba, mas venho buscando o meu espaço. Vou procurar fazer uma grande temporada por aqui, para ajudar o clube e ganhar ainda mais projeção no futebol brasileiro?, diz o novo atacante alviverde.

?Briga? pela camisa 1 promete

De todas as novidades que o time do Coritiba terá em 2006, uma das mais esperadas pela torcida é a definição do novo dono da camisa 1 alviverde. Após as dispensas de Douglas, Fernando Vizzotto e Juninho, o clube aposta em dois jovens goleiros.

Arthur e Júlio Sérgio vão disputar a posição e prometem se dedicar para provar que a escolha não será fácil para a comissão técnica. ?Vamos nos esforçar para o Coritiba cumprir sua meta e se recuperar no Campeonato Brasileiro, que é o principal. Outros clubes já seguiram esse caminho, como é o caso do Palmeiras, que conseguiu se recuperar e hoje está disputando a Libertadores. Acho que o Coritiba é tão grande quanto e pode fazer o mesmo?, acredita Júlio Sérgio, que começou no Botafogo de Ribeirão Preto e participou do elenco do Santos, que conquistou o título nacional em 2002.

Já Arthur veio do Cruzeiro, onde era reserva. Agora, tem a expectativa de assumir a posição no Coxa. ?Vou trabalhar para ser titular, mas sei que faço parte de um grupo e quem estiver melhor vai ter a escolha do treinador?, diz o goleiro.

A falta de entrosamento com os novos companheiros não é considerada um problema para os arqueiros alviverdes, que garantem que já conhecem bem o grupo e não irão encontrar dificuldades. ?Hoje em dia, o futebol faz parte do mundo globalizado. Você conhece todo mundo e a televisão faz com que você pelo menos saiba quem são as pessoas que jogam em cada clube?, garante Júlio Sérgio.