Para provar que briga pelo título brasileiro, o Corinthians sabe que precisa vencer o Criciúma neste domingo, a partir das 16 horas, apesar da dificuldade que tem sido para os adversários jogar no Estádio Heriberto Hülse, no interior catarinense.

continua após a publicidade

Depois de ganhar do Grêmio na rodada passada, no Pacaembu, o Corinthians espera emplacar uma boa sequência no Campeonato Brasileiro. Até aqui, na 11ª rodada, ainda não conseguiu duas vitórias consecutivas – assim, está com 14 pontos somados.

Esses pontos que podem ser conquistados neste domingo devem, em tese, compensar os tropeços que a equipe teve nas primeiras rodadas, antes e depois da pausa no Brasileirão por causa da disputa da Copa das Confederações no Brasil.

“Conquistar duas vitórias nos daria um salto na classificação, esse é nosso objetivo”, afirmou o técnico Tite, que reconhece que competições como a Libertadores e a Recopa Sul-Americana tiraram um pouco o foco do time do Campeonato Brasileiro.

continua após a publicidade

Além dos pontos e da ascensão na competição, o Corinthians busca uma grande exibição, uma vitória aliada ao um bom futebol, algo que se espera de uma equipe que sonha com o título.

Tite admitiu que a vitória contra o Grêmio não foi brilhante e, sim, essencial para que o time voltasse a ganhar um jogo em casa. Além disso, seu ataque, então o pior do campeonato, estava pressionado. E isso estava deixando o técnico apreensivo.

continua após a publicidade

Esses erros, acredita Tite, foram corrigidos. E o time reagiu. A equipe se mostrou segura, controlou o jogo e “matou” o rival no momento certo, quando já vencia por 1 a 0. “Nós fizemos um jogo mais seguro contra o Grêmio. Essa equipe tem potencial para se consolidar e crescer. Aposto nisso”, avisou o treinador.

Mas ainda é preciso melhorar o aproveitamento do ataque. Com apenas oito gols marcados, o setor ofensivo do Corinthians só é mais efetivo que o do Náutico, lanterna do campeonato, que fez sete gols até agora.

Tite cobrou o atacante Romarinho e também Edenílson, que, segundo ele, precisa melhorar a qualidade do cruzamento, uma vez que agora é titular na lateral direita. Esses dois jogadores são uma das armas para vencer uma partida, porque são velozes e costumam jogar em cima do lateral-esquerdo rival.

Essa tabela funcionava muito com o lateral Alessandro, mas o time na época tinha Paulinho, hoje no Tottenham. Guilherme, que virou o segundo volante titular, não tem essa característica de ir ao ataque e tampouco ser o elemento surpresa.

A ideia de Tite é manter seu 4-2-3-1, sistema que ajuda muito na marcação e protege a defesa, a melhor do campeonato (sofreu apenas cinco gols). A novidade é a volta de Alexandre Pato, fazendo função de Emerson pelo lado esquerdo. Renato Augusto entra no meio da vaga de Danilo. Os dois “veteranos” serão poupados para enfrentarem o Santos, quarta-feira, na Vila Belmiro.